Morreu o escritor britânico David Lodge aos 89 anos

por Rachel Mestre Mesquita - RTP
Ulf Andersen via AFP

O escritor e crítico britânico David Lodge, morreu aos 89 anos, anunciou esta sexta-feira a sua editora. Autor de mais de duas dúzias de livros destacou-se pela trilogia "Campus", escrita entre 1975 e 1988, em que satirizou aspetos da vida no mundo académico.

David Lodge nasceu a 28 de janeiro de 1935 em Dulwich, no sul de Londres. "Morreu em paz, com a família ao seu lado", adiantou a sua editora Vintage, uma marca da Penguin Random House.

“A sua contribuição para a cultura literária foi imensa, quer através da sua crítica, quer através dos seus romances magistrais e icónicos que já se tornaram clássicos", escreveu a sua editora Liz Foley, em comunicado.

A família do romancista disse estar "muito orgulhosa das suas realizações e do prazer que a sua ficção, em particular, proporcionou a tantas pessoas”, num comunicado da Penguin Random House. 

David Lodge é considerado uma figura importante da literatura britânica,  deixando mais de vinte romances e obras de não-ficção. Destacou-se pela sua trilogia "Campus", composta pelos romances "A Troca: Uma historia de duas universidades, de 1975, "O Mundo é pequeno", de 1984, e "Um Almoço Nunca é de graça", de 1988. 

As últimas duas obras da trilogia valeram-lhe nomeações para o Prémio Booker.

c/agências 

Tópicos
PUB