Morreu o músico Tom Petty

por Mário Aleixo - RTP
Tom Petty morreu aos 66 anos Reuters

O músico norte-americano Tom Petty, que tinha sido hospitalizado depois de sofrer um ataque cardíaco, morreu aos 66 anos, informou o seu agente, citado pelas agências noticiosas internacionais.

"Em nome da família de Tom Petty, estamos devastados ao anunciar a morte prematura do nosso pai, marido, irmão, líder e amigo Tom Petty", disse, em comunicado, o agente Tony Dimitriades.

O representante do músico disse que Tom Petty morreu rodeado de amigos, familiares e companheiros da banda The Heartbreakers, depois de ter sofrido um ataque caríaco na sua casa em Malibu.

Segundo o portal TMZ, o músico estava inconsciente e sem respirar quando foi encontrado, mas os serviços de emergência conseguiram reanimá-lo, tendo sido transportado para o hospital da UCLA de Santa Mónica, no estado norte-americano da Califórnia.

A morte de Tom Petty tinha sido anunciada na noite de segunda-feira pelo canal de televisão norte-americano CBS, mas a Polícia de Los Angeles esclareceu posteriormente que não tinha informações que confirmassem a morte do músico.

Autor de êxitos como "Free Falin", "Refugee" e "American Girl". Tom Petty era uma figura conhecida do rock norte-americano e estava em digressão este ano para assinalar os 40 anos de carreira com a banda de que era fundador, líder e vocalista, The Heartbreakers. 

Ao longo da sua carreira Petty vendeu 60 milhões de discos. Em 1999, ele e os Heartbreakers festejaram a sua estrela no Passeio da Fama de Holywood e em 2002 foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame.Petty nasceu em 20 de outubro de 1950 em Gainsvile, Florida, onde cresceu e frequentou o liceu. Era próximo da mãe e do irmão, Bruce, mas tinha uma relação complicada com o pai, que não aceitava a sua decisão de seguir uma carreira artística e o agredia, física e fisicamente.

O interesse pela música, especialmente o rock and roll, despertou quando conheceu Elvis Presley em 1961, em Ocala, onde este estava a trabalhar no filme "Follow The Dream". Assistir à actuação dos Beatles no Ed Sullivan Show cimentou a escolha de carreira.

Um dos primeiros professores de guitarra de Petty foi Don Felder, também de Gainsville e que viria a integrar os Eagles.

Petty alcançou alguma popularidade em Gainsville, com a primeira banda onde tocou e que viria a ficar conhecida como Mudcrutch, mas mesmo depois de se mudar para Los Angeles o êxito fugia-lhe.

Hertabreakers, The Traveling Wilburys e carreira a solo
O seu primeiro álbum, Heartbreakers, com a primeira formação dessa mesma banda, teve mais êxito no Reino Unido do que nos Estados Unidos. O single 'Breakdown', relançado em 1977, foi o primeiro grande êxito e chegou ao 40º lugar da lista de mais vendidos.

O segundo álbum, "You're Gonna Get It" de 1978, marcou um ponto de viragem. Incluía os singles "I Need To Know" e "Listen To Her Heart" e ficou incluindo no Top 40.
 
No ano seguinte "Damn The Torpedoes" tornou-se disco de platina, vendendo cerca de dois milhões de cópias, com alguns dos grandes sucessos do grupo, como "Refugee", "Don't Do Me Like That" e "Here Comes My Girl".

Em 1981 veio o álbum "Hard Promises", que entrou no Top 10 das paradas, e trouxe o grande single "The Waiting". Este álbum incluía um dueto "Insider", que Petty fez com Stevie Nicks.

Entre 1988 e 1991 Petty lançou ábuns a solo e juntou-se à banda de George Harrison, The Traveling Wilburys, que incluía ainda Bob Dylan, Roy Orbison, and Jeff Lynne.

Em 1989 Petty assinou um contrato com a Warner Bros. O seu segundo áblum a solo, Wildflowers, de 1994, vendeu três milhões de cópias só nos EUA. Os Heartbreakers regressaram entretranto e com eles ou a solo, Petty tornou-se até à morte uma fugura incontornável do rock and roll norte-americano.

Petty manteve a sua popularidade até o fim da vida, com certos agendados e esgotados todos os anos.

c/Lusa

Tópicos
pub