Morreu Sean Connery

por RTP
Sean Connery tinha 90 anos Reuters

Morreu este sábado o ator que marcou o cinema no papel de James Bond. Sean Connery tinha 90 anos. A notícia foi avançada pela BBC.

O ator escocês foi o primeiro a dar vida a 007-James Bond no grande ecrã e protagonizou esse papel durante sete filmes do espião britânico.

Mas a carreira de ator fica marcada por vários outros papéis, onde até foi pai de Indiana Jones. 

Outros filmes de Sir Sean Connery foram "A Caçada ao Outubro Vermelho", "Indiana Jones e a Última Cruzada", "O Rochedo" ou "O Nome da Rosa".

Foi ao longo da vida galardoado com um Oscar, dois prémios Bafta e três Globos de Ouro.
Segundo o seu filho, Connery morreu pacificamente durante o sono "com muita da sua família por perto", depois de “estar mal há algum tempo”. O ator, que tinha feito 90 anos em agosto, estava nas Bahamas.

“Estamos todos a trabalhar para conseguirmos compreender este enorme acontecimento, visto que aconteceu tão recentemente, apesar de o mau pai já estar mal há algum tempo”, declarou Jason Connery, citado pela BBC.

“É um dia triste para todos os que conheciam e amavam o meu pai e é uma triste perda para todas as pessoas pelo mundo fora que apreciaram o maravilhoso dom que ele tinha enquanto ator”, acrescentou.

Há muito apoiante da independência da Escócia, Sean Connery chegou a dizer, durante o referendo de 2014, que ponderaria sair da sua casa nas Bahamas para viver na Escócia caso esta se separasse do Reino Unido.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, já reagiu à morte do ator. “Fiquei de coração partido ao saber, esta manhã, da morte de Sir Sean Connery. A nossa nação está em luto por um dos seus mais amados filhos”, disse.
Tópicos
pub