Mostra itinerante da Incubadora Criativa arranca hoje na Casa das Mudas

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Calheta, 23 set (Lusa) -- A mostra itinerante da Incubadora Criativa arranca hoje no Centro das Artes -- Casa das Mudas, no concelho da Calheta, com a exposição dos trabalhos distinguidos em nove das dez áreas artísticas a concurso, revelou a organização.

"Esta mostra revela um exercício de criatividade e o objetivo é que seja uma plataforma para divulgar o trabalho dos jovens criadores", disse à agência Lusa Nuno Serrão, da empresa urbanistasdigitais.pt, que está a promover o concurso Incubadora Criativa com o Centro das Artes Global.

Segundo Nuno Serrão, apesar de o atual momento ser de "dificuldades", a solução "para os problemas não reside na quantidade de dinheiro a aplicar", mas antes "na forma criativa como se gerem os recursos disponíveis".

"É também isso que se pretende incutir nos jovens talentos, que é possível ser criativo com poucos recursos", afirmou o responsável, sublinhando que o objetivo da mostra é "demonstrar que existe massa criativa, pôr as pessoas a desenvolver projetos, e promover e incentivar a criatividade".

À primeira edição da Incubadora Criativa concorreram 180 candidatos até aos 35 anos, naturais ou residentes na Região Autónoma da Madeira, com um total de 196 trabalhos.

Das áreas a concurso - artes plásticas, banda desenhada, dança, design gráfico, fotografia, literatura, moda, música e vídeo -- apenas o teatro não foi premiado, por o júri entender que a qualidade dos trabalhos não era suficiente para a distinção.

O júri acabou por premiar os vencedores em cada uma das restantes categorias, atribuindo, ainda, 13 menções honrosas.

"A participação nesta iniciativa foi um ganho para os jovens, que evoluíram na forma como trabalham e só essa evolução é uma mais-valia", declarou Nuno Serrão.

Os participantes que ganharam nas diversas categorias conquistaram o título "Vencedor Incubadora Criativa 2011", integram o catálogo desta edição e têm ainda a garantia de que o seu trabalho faz parte da mostra itinerante.

Por outro lado, os premiados que pretendam iniciar um projeto empresarial têm três meses de instalação gratuita na incubadora do Centro de Empresas e Inovação da Madeira, além de estarem assegurados contactos com uma editora, a divulgação em órgãos de comunicação social ou por parte de outras entidades.

Nuno Serrão adiantou que este foi o maior concurso de jovens criadores realizado na Madeira e o segundo maior do país, acreditando que vai ter continuidade.

"Para o ano está prevista a inclusão de duas novas áreas artísticas", adiantou, prometendo uma "agilização do processo de inscrição para potenciar a participação daqueles que não o puderam fazer na atual edição".

Depois do Centro das Artes -- Casa das Mudas, onde vai estar dois meses, a mostra, que é inaugurada às 19:00, passa pelo Fórum Machico, Centro Cívico do Estreito, em Câmara de Lobos, e Centro Cívico do Porto Santo, acrescentou a organização.

.
Tópicos
pub