Em direto
Depois da depressão Kristin. A resposta aos danos e a evolução do estado do tempo

Negociações "muito avançadas" para Fundação Carter ser observadora eleitoral em Angola diz UNITA

Negociações "muito avançadas" para Fundação Carter ser observadora eleitoral em Angola diz UNITA

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Junior, na oposição em Angola, disse hoje que estão "muito avançadas" as negociações para que a Fundação Carter possa ser um dos observadores às eleições de 2027.

Lusa /

"Estivemos a percorrer os corredores do Parlamento Europeu para ter a presença da observação eleitoral da União Europeia nas eleições de 2027, uma presença que tem sido permanentemente negada pelo Governo", liderado por João Lourenço, disse o candidato presidencial da UNITA, na apresentação do seu livro sobre o processo eleitoral de 2022, esta tarde em Lisboa.

"O governo tem aceite missões de observação eleitoral apenas de países africanos, e não todos, só os `primos` acreditados, os que consegue controlar, não é com todos, e temos de acabar com isso, e podemos ter eleições em 2027 já observadas pela Fundação Carter", acrescentou.

As negociações, apontou, estão "muito avançadas, e já que o Governo adora andar tanto nos braços dos americanos, eu gostava de ver o Governo a dizer `não, obrigado, não quero a Fundação Carter`", ironizou.

O presidente da UNITA reconhece que é ao Governo que, legalmente, cabe o convite para as missões que tradicionalmente são convidadas para aferir o processo eleitoral, mas considera que se o Governo não quer missões que não sejam africanas, então também não deve pedir apoios financeiros e logísticos, ou cooperação e assistência a entidades norte-americanas ou europeias.

Durante a apresentação do livro sobre as eleições de 2022, que a UNITA insiste ter ganhado, Adalberto Costa Junior deixou o aviso: "Custou-me muito, em 2022, dizer aos jovens para aceitarem um resultado que era manifestamente uma fraude, mas isso não se vai repetir em 2027", garantiu.

O Centro Carter, nomeado em honra do antigo Presidente norte-americano John Carter, já teve 128 missões de observação eleitoral em 40 países desde 1989, de acordo com a informação disponível no `site` da instituição.

O livro do presidente da UNITA é composto de vários documentos sobre o processo eleitoral de 2022, mas principalmente de fotografias sobre essa eleição.

De acordo com os números oficiais, o MPLA ganhou com 51,17% dos votos, contra 43,95% da UNITA.

PUB