Nove bibliotecas de três concelhos do norte de Leiria unem-se em rede

por Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 08 jun (Lusa) - A Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude é apresentada na sexta-feira e dá início a um projeto que cria um catálogo coletivo de nove bibliotecas de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

A rede vai juntar as bibliotecas escolares e municipais daqueles três concelhos do norte do distrito de Leiria, permitindo desenvolver um catálogo coletivo e um cartão único de leitor, explicou a coordenadora interconcelhia da rede de bibliotecas escolares, Lucília Santos.

"Os três concelhos já trabalhavam em parceria na promoção de leitura" e agora passam a ter um "catálogo coletivo", com um `software` atualizado e procedimentos articulados, que vai permitir a qualquer habitante dos três municípios requisitar um livro que está disponível numa das bibliotecas da rede, elucidou.

Os livros serão depois entregues na biblioteca onde o cidadão está inscrito, não precisando de se deslocar a outro concelho para ter acesso ao documento que requereu.

A rede vai contar também "com um portal `online` com informação de atividades dos três concelhos", disse à agência Lusa Lucília Santos.

De acordo com a responsável da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, Célia Lopes, o catálogo conjunto das nove bibliotecas tem cerca de 102 mil documentos.

"Ganha-se outra dimensão, não só ao se aumentar o espólio, mas também nas atividades que as bibliotecas dinamizam", notou, considerando que poderão garantir "melhores condições e melhores preços" para os eventos que promovem.

A cerimónia de apresentação da Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude vai realizar-se na sexta-feira, às 18:00, na Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande, e vai contar com a presença dos presidentes dos três municípios.

Tópicos
pub