O Modernismo Português em Exposição em Vila do Conde

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Vila do Conde está a homenagear José Alberto Reis Pereira.
O Centro da Memória tem por estes dias patente uma exposição de vinte e um desenhos em tinta-da-china, cera pigmentada e pastel a óleo realizados pelo pai, mas em que o filho era a figura central das obras. De José Alberto, engenheiro, de profissão, e pintor, de paixão, estão patentes nove trabalhos de técnica mista, realizados na década de 90.
Recorde-se Júlio Maria dos Reis Pereira, pai do homenageado, cujos dois nomes artísticos Julio (enquanto artista plástico) e Saúl Dias (enquanto poeta), que dão nome ao centro cultural da cidade, é uma das referências maiores do modernismo português.

José Alberto Reis Pereira instituiu ainda em vida um legado, constituído por cerca de seis mil desenhos e 23 óleos do seu pai, Júlio, muitos deles de forte caracter modernista, na linha de artistas como Amadeo Souza-Cardoso, Kirschner, Grosz, Mário Eloy ou Almada Negreiros, avaliado em cerca de 10 milhões de euros.

Desta doação nasceram em Vila do Conde uma galeria (Julio) e um Centro de Estudos Literários (Saúl Dias). A homenagem promovida pelo Município quer dar reconhecimento público do ato que abriu uma das mais importantes coleções privadas à fruição pública e ao estudo de universitários.

Durante esta homenagem foi ainda apresentado pelo Município de Vila do Conde o programa das celebrações dos 90 anos da revista Presença. Esta publicação foi dirigida por José Régio (irmão de Julio / Saúl Dias e tio de José Alberto Reis Pereira), João Gaspar Simões e Branquinho da Fonseca, marcaria a vida artística e literária em Portugal durante mais de uma década, até 1940.

Esta programação inclui diversas atividades como exposições na Galeria Julio e Centro de Estudos Saúl Dias, atividades educativas promovidas junto das Escolas, lançamento de publicações e a realização de um congresso internacional, em novembro próximo, numa iniciativa conjunta da autarquia, do Centro de Estudos Regianos e das Faculdades de Letras e de Belas Artes da Universidade do Porto.

Com esta programação a Câmara Municipal de Vila do Conde pretende promover e divulgar a obras destes artistas poetas vilacondenses, afirmando o seu real posicionamento na história e na arte do século XX português.
pub