Obra de Clarice Lispector em debate na Casa Fernando Pessoa
Lisboa, 31 Mar (Lusa) - Conferências e debates, sessões de cinema e teatro, leituras e uma exposição compõem o programa do colóquio sobre a vida e obra da escritora brasileira Clarice Lispector que decorre quarta e quinta-feira na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.
Uma iniciativa da Missão do Brasil junto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Casa Fernando Pessoa (CFP), o colóquio abre com uma conferência de Nadia Battella Gotlib, professora da Universidade de São Paulo e autora de uma fotobiografia de Clarice (1920-1977) que será apresentada no colóquio.
Dessa fotobiografia foram igualmente retiradas as imagens que compõem a exposição "Clandestina Felicidade", que será inaugurada quarta-feira e estará patente até 15 de Maio na CFP.
Caberá ao professor Carlos Mendes de Sousa, da Universidade do Minho, especialista em literatura brasileira e autor do livro "Clarice Lispector: Figuras da Escrita", proferir a segunda conferência do dia, subordinada ao tema "Clarice Revisitada".
À tarde, será a vez de a professora Clara Rowland, da Universidade de Lisboa, falar sobre o tema "Com uma fixidez reverberada de cego: visão e distorção em Clarice Lispector".
Depois, o escritor e jornalista Francisco José Viegas proferirá uma conferência intitulada "Impossível Explicar".
Todas as conferências serão seguidas de debate.
Ao final da tarde de quarta-feira será apresentada a peça de teatro "Que mistérios tem Clarice", a partir de excertos da obra da escritora - um monólogo interpretado pela actriz brasileira Rita Elmôr.
Na quinta-feira, o segundo dia do colóquio inicia-se com os Leitores de Clarice: Maria Antónia Fiadeiro, Ana Paula Tavares, Patrícia Lino e Paulo Gurgel Valente (através de um depoimento lido por Lauro Moreira) partilharão as suas impressões sobre a obra de uma das mais prestigiadas escritoras brasileiras do século XX.
Seguir-se-á um debate e, depois, Leituras de Clarice, por Inês Pedrosa, Cristina Elias, Vasco Durão e Lauro Moreira.
A tarde começará com uma palestra do cineasta Lauro António sobre "Clarice no Cinema" e prosseguirá com a projecção de curtas-metragens baseadas na obra da escritora nascida na Ucrânia.
Antes da sessão de encerramento, será exibida a longa-metragem "A Hora da Estrela", de Suzana Amaral, baseada no romance homónimo de Clarice Lispector.
ANC.