Prémios Gazeta distinguem trabalhos da RTP e da Antena 1

por RTP
DR

Os jornalistas Ana Luísa Rodrigues, da RTP, e Mário Rui Cardoso, da Antena 1, foram distinguidos esta segunda-feira, com os prémios, respetivamente, Gazeta de Televisão e Gazeta de Rádio 2018.

O trabalho de Ana Luísa Rodrigues, "Deportados para Outro Mundo", é a primeira grande reportagem que em televisão e no online aborda as estórias de portugueses que passaram por campos de concentração nazis, deportados a partir de França. A imagem é de Carla Quirino com edição de José Rui Rodrigues.

Foi emitida na RTP 3 a 11 de maio de 2018 e está publicada de forma abrangente num artigo especial da página Notícias RTP, com apoio de Sara Piteira.

Já Mário Rui Cardoso foi premiado pela reportagem "Teremos Sempre Paris", transmitida na Antena 1 a 2 de maio de 2018. Evocativa do 50.º aniversário do Maio de 68, em França, associa sons da época a um conjunto de depoimentos, maioritariamente de portugueses anónimos que testemunharam os históricos acontecimentos.

Ana Luisa Rodrigues recebe o prémio Gazeta de Televisão ex-aequo com Victor Bandarra. O jornalista da TVI foi distinguido pela reportagem "Ciganos - uma longa sina", emitida em duas partes na rubrica "TVI Repórter", do Jornal das 8, a 29 de janeiro e a 4 de fevereiro de 2018, que quebra preconceitos e ideias feitas sobre a comunidade.

O júri dos Prémios Gazeta 2018 fez questão de realçar a qualidade dos trabalhos, em "tempos especialmente adversos para o exercício do Jornalismo".

Merece destaque o Prémio Gazeta de Mérito, atribuído ao cartoonista do Expresso, António, envolvido recentemente numa polémica, após um dos seus trabalhos ter sido publicado e depois retirado pelo New York Times.

O cartoon em causa, que apresentava o Presidente norte-americano Donald Trump conduzido por um cão com a cara do primeiro-ministro de Israel, provocou reações negativas que levaram o jornal norte-americano a pedir desculpas e a acabar mesmo com a sua seção de cartoons.

António ficou igualmente conhecido pela caricatura polémica do Papa João Paulo II com um preservativo no nariz, de 1992.
Outros Prémios

O Prémio Gazeta de Imprensa foi atribuído a Virgílio Azevedo, do Expresso, graças à "Investigação na Ilha Terceira - Contaminação nos Açores", sobre o impacto da contaminação de solos e aquíferos pela Base das Lajes na saúde e na qualidade de vida da população.

A investigação deu origem a sete peças publicadas na versão impressa, entre 10 de março e 21 de abril. Outras seis foram publicadas no Expresso Online, a última das quais a 14 de setembro de 2018.

Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues (Divergente) foram por sua vez premiados com o galardão Gazeta de Multimédia, pela reportagem "Terra de todos, terra de alguns". Realizada em Moçambique, aborda o efeito de investimentos agrícolas na vida de milhares de camponeses, subitamente privados das suas propriedades.

Inserida na plataforma digital Divergente a 12 de julho de 2018, contou com uma versão impressa no Público e uma versão televisiva na RTP África.

O fotógrafo da Agência Lusa, Paulo Novais, foi distinguido com o Prémio Gazeta de Fotografia, por uma imagem de Marcelo Rebelo de Sousa, captada na praia fluvial de Mosteiro (Pedrógão Grande), durante o périplo que efetuou no ano passado pelas regiões fustigadas por incêndios em 2017.

A imagem integrou a galeria "Os 1001 mergulhos do Senhor Presidente", disponibilizada a 29 de agosto de 2018 na edição digital do Público.

O Prémio Gazeta Revelação foi por sua vez atribuído a Ricardo Esteves Ribeiro (Fumaça), pela série áudio-documental "Palestina, histórias de um país ocupado", disponibilizada na plataforma digital em seis episódios, entre 15 de maio de 2018 e 2 de agosto de 2018.

O trabalho, gravado entre Ramallah, Hebron, Belém e Jerusalém, dá voz a quem resiste à ocupação israelita, com a indispensável contextualização histórica.

Por último, o Prémio Gazeta de Imprensa Regional foi para o Notícias de Gouveia, trimensário com 105 anos, propriedade da Associação de Beneficência Popular de Gouveia.

Apresenta-se como "defensor dos interesses da região e almeja constituir, segundo o Estatuto Editorial, um "forte elo de ligação entre as muitas comunidades de gouveenses espalhadas pelo território nacional e no estrangeiro".

Os Prémios Gazeta são os mais prestigiados do Jornalismo português, e constituem uma iniciativa anual do Clube de Jornalistas, patrocinada pelo Santander e pela Galp Energia.

Integraram o júri desta edição de 2018, Eugénio Alves (CJ), Cesário Borga (CJ), Eva Henningsen (Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (Freelancer), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Elizabete Caramelo (professora universitária), Fernando Cascais (professor universitário e formador do CENJOR), e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).
Tópicos
pub