Presidente da República Portuguesa condecorou tradutora e professora russa

por Lusa

Moscovo, 22 fev (Lusa) - O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, agraciou com o grau de comendador da Ordem de Mérito a tradutora e professora russa Olga Ovtcharenko "por altos serviços prestados na difusão da cultura portuguesa na Rússia".

A cerimónia de condecoração decorreu na véspera na residência do embaixador de Portugal na Rússia, Pedro Nuno Bártolo.

"Trata-se de um ato de justiça, um momento de alegria, pois a professora Olga Ovtcharenko, com um trabalho incansável e admirável, lançou pontes entre duas velhas nações da Europa: Portugal e Rússia", declarou o diplomata português.

Segundo o embaixador, "Portugal deu novos mundos ao mundo e a professora Olga Ovtcharenko deu uma nova imagem da literatura de Portugal na Rússia".

A professora russa agradeceu ao Presidente e ao povo português pela condecoração, sublinhando que se tratou de "um ato de amizade para com o meu povo".

Olga Ovtcharenko, que estudou língua portuguesa na Universidade Estatal de Moscovo entre 1971 e 1976, dedicou grande parte da sua vida à tradução de clássicos da literatura portuguesa para russo. Foi ela a tradutora da primeira versão poética integral dos Lusíadas, de Luís de Camões, publicada em russo.

Além disso, verteu para a língua de Puschkin, Dostoevski e Tolstoi outros autores portugueses como Sá de Miranda e Alexandre Herculano.

A professora publicou também a obra: "Literatura Portuguesa: Ensaios histórico-teóricos".

Atualmente, Olga Ovtcharenko trabalha no Instituto de Literatura Mundial da Academia das Ciências da Rússia, continuando a lecionar língua e literatura portuguesas em vários estabelecimentos de ensino de Moscovo.

Tópicos
pub