Rádio Portugal Livre começou a dar voz ao PCP há 50 anos

por Lusa
Rádio Portugal Livre emitia da República Socialista da Roménia PCP

O Partido Comunista Português disponibiliza no seu site uma recolha de extratos de emissões da Rádio Portugal Livre (RPL) editada em 1977 pela Seção de Informação e Propaganda (SIP) do partido.

"Foi no território da República Socialista da Roménia, na sua capital Bucareste, que foi instalada a rádio clandestina do PCP -- a Rádio Portugal Livre que, diariamente, ao longo de 12 anos, acompanhou a luta do povo português contra a ditadura", informa o Partido Comunista, em comunicado.

Segundo o partido, a partir de 1962 o PCP sentiu uma "necessidade de reforçar o seu aparelho de propaganda e agitação, de intensificar a sua ação de esclarecimento, consciencialização, organização e mobilização das massas populares para a luta pelo derrubamento do fascismo".

"Durante a sua existência, a RPL fez a leitura integral do 'Avante!' e de 'O Militante', deu a conhecer através de entrevistas, reportagens depoimentos, declarações, como os comunistas e outras forças revolucionárias lutavam noutros países do mundo", refere o comunicado.

Foi através desta rádio clandestina que se ouviu pela primeira vez a cantora comunista Luísa Basto na canção "Avante, camarada Avante!", "que viria a ser até hoje o hino de luta dos comunistas portugueses", segundo o PCP.

A Rádio Portugal Livre nasceu a 12 de março de 1962 e encerrou a sua atividade em outubro de 1974, após a realização do VII Congresso Extraordinário do PCP em 20 de outubro.

A disponibilização dos extratos da rádio comunista, que estarão 'on line' durante uma semana, surge depois da semana de comemorações do 91 do aniversário do partido onde foram também disponibilizados, no site do partido, os exemplares do "O militante" editados clandestinamente.
Tópicos
pub