Cultura
Reportagem da Antena 1 "Cante em Lisboa" vence prémio de Jornalismo e Poder Local 2025 da ANMP
A reportagem "Cante em Lisboa", da jornalista da Antena 1 Arlinda Brandão, venceu na categoria de Rádio o prémio de Jornalismo e Poder Local 2025, distinção atribuída pela Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A reportagem conta a história de dois grupos de Cante em Lisboa que trazem o "amor ao Alentejo" à capital e que querem cativar as novas gerações para preservar este legado.
Trata-se do Grupo Coral e Etnográfico Alentejano da Junta de Freguesia de Alcântara e o Coral Alentejano da Casa da Cultura da Ajuda. Têm uma intervenção também nas áreas da etnografia e costumes, bem como uma parte lúdica e recreativa com a sua participação comunitária.O grande desafio que se coloca é o rejuvenescimento destes dois grupos de Cante, que querem cativar as novas gerações para preservar este legado.
O trabalho "Cante em Lisboa" passou em dezembro de 2024, no final do ano em que se comemorou uma década desde a classificação do Cante como Património Cultural Imaterial da UNESCO.
Nesta reportagem, a jornalista Arlinda Brandão mostra estas vozes do Alentejo em Lisboa que pedem para se preservar a conquista do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.