Restauro da igreja dos Capuchos em Penafiel terminado até ao final do ano

Penafiel, 05 dez (Lusa) - As obras na igreja de Santo António dos Capuchos, da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, vão estar concluídas até ao final do ano, foi hoje anunciado.

Lusa /

Fonte da empresa responsável pelo restauro sublinha que, apesar da complexidade da obra, vai ser possível cumprir o prazo previsto.

Segundo a fonte, "a igreja tem sido alvo de uma intervenção cuidada, que incidiu no restauro e conservação do edifício, da talha que encerra e das peças de arte sacra que possui".

Os trabalhos em curso representam um investimento de cerca de 600.000 euros, tendo contado com uma comparticipação dos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A recuperação do templo do século XVII, situado no centro histórico da cidade, ocorre no âmbito de uma candidatura apresentada em conjunto pela Santa Casa da Misericórdia e pela Câmara de Penafiel, no âmbito do programa de regeneração urbana.

Luís Campos, um dos responsáveis da empresa Signinum, que está a fazer o restauro, explica que antes da obra a igreja "estava bastante degradada", tanto o edifício como o recheio artístico.

"No edifício, além da cobertura e dos paramentos em granito, a instalação elétrica apresentava graves problemas", acrescentou.

Luís Campos sublinha ainda que os técnicos encontraram os altares "bastante degradados".

Os trabalhos realizados permitiram perceber uma decoração original em pintura marmoreada que se encontrava por baixo da pintura em branco que decora os altares.

No entanto, segundo a fonte, a opção foi manter a pintura existente, do século 19.

"Em diálogo com a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel decidiu-se que não seria viável, do ponto de vista económico, fazer a remoção desse repinte", assinala Luís Campos.

A empreitada também procurou melhorar as acessibilidades exteriores introduzidas ao longo dos anos e que terão contribuído para a degradação do edifício.

A solidez e segurança da torre da igreja também foram melhoradas.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel espera que, após a conclusão do restauro, a igreja de Santo António dos Capuchos possa integrar uma rede de turismo religioso a implementar na cidade.

Para Júlio Mesquita, "os visitantes vão ter em Penafiel um conjunto muito interessante de monumentos religiosos".

Os responsáveis da instituição revelam que o templo agora recuperado poderá vir a receber exposições temporárias e outras atividades culturais.

Tópicos
PUB