Roteiro de Arquitetura nos Açores integra 51 obras em oito ilhas

por Lusa

Um total de 51 obras, dispersas por oito das nove ilhas e com "várias linguagens", integram o Roteiro de Arquitetura dos Açores, um projeto `online` e bilingue da delegação da Ordem dos Arquitetos, a lançar na sexta-feira.

"São 51 obras e abrangem oito das nove ilhas dos Açores. Apenas o Corvo não tem essa cobertura", afirmou à Lusa o presidente da delegação dos Açores da Ordem dos Arquitetos, Carlos Marques, acrescentando que as obras selecionadas vão desde habitações unifamiliares a equipamentos e arranjos urbanos.

O primeiro Roteiro de Arquitetura dos Açores visa valorizar e divulgar o património edificado no arquipélago e resulta da seleção feita por um júri das várias candidaturas entregues por parte de arquitetos açorianos ou não, mas com obra feita nas ilhas.

Carlos Marques manifestou-se "absolutamente convicto" de que o resultado final do projeto será "uma grande surpresa" quer para os arquitetos, quer para o público em geral, dado que nos Açores existem "obras de grande valor e qualidade, mas são ainda desconhecidas".

Nos últimos anos vários projetos arquitetónicos edificados nas ilhas têm merecido destaque em revistas da especialidade e prémios em concursos internacionais.

Segundo Carlos Marques, mais do que uma montra do melhor da arquitetura na região, o roteiro pretende ser uma "mais-valia para os turistas esclarecidos" que visitam as ilhas e que "não vêm só pelas paisagens, gastronomia ou artesanato, mas sim por um todo".

Poderá ser consultado numa página na internet (a divulgar na sexta-feira) com informação em português e inglês, onde vão constar referências aos Açores, à Madeira e ao continente português, sendo que "o único que estará para já operacional será o dos Açores".

Carlos Marques adiantou que ao clicar no ícone dos Açores se abrirá uma pasta com informação sobre o roteiro. Clicando individualmente nas 51 obras, abrirá informação mais específica, com "uma descrição da obra em si, fotos do exterior e interior, quando possível, e uma ligação georreferenciada ao mapa".

O responsável adiantou ainda que no início de 2016 será aberta uma nova fase de candidaturas, dado que "este não é um projeto fechado".

O lançamento oficial do Roteiro de Arquitetura dos Açores ocorre na sexta-feira no Centro de Artes Contemporâneas, uma antiga fábrica na Ribeira Grande que foi requalificada, mas não integra este projeto.

Nos Açores existem cerca de 220 arquitetos.

Tópicos
pub