Nova Iorque, 09 fev (Lusa) - Sete projetos portugueses, entre os quais o Mercado Municipal de Abrantes, estão entre os 70 finalistas selecionados para o Prémio Edifício do Ano 2016 promovido pela plataforma Archdaily, dedicada à arquitetura, que hoje anuncia os vencedores.
Sete projetos portugueses entre os 70 finalistas ao Prémio Edifício do Ano 2016
Nesta sétima edição do galardão internacional, atribuído pelo público especializado da área da arquitetura que visita a plataforma, estiveram disponíveis para votação cerca de 3.000 projetos de todo o mundo, distribuídos por 14 categorias.
De acordo com o sítio `online` da Archdaily, os projetos assinados por portugueses são, na categoria de arquitetura pública, o Mercado Municipal de Abrantes, da responsabilidade do ateliê ARX Portugal, o Parque Al Shaeed, no Koweit, assinado por Ricardo Camacho, e a Cozinha Comunitária Terras da Costa, na Costa da Caparica, da responsabilidade do Ateliermob.
Na categoria de hospitalidade surge, em Portugal, o projeto Cella Bar, do ateliê FCC Arquitetura e Paulo Lobo, na categoria de remodelação a Casa de Guimarães, em Portugal, assinada por Elisabete de Oliveira Saldanha.
Na categoria de desporto, o Centro Equestre de Leça da Palmeira, por Carlos Castanheira e Clara Bastai, e, na categoria de arquitetura de interiores, a sede da UralChem, na Rússia, assinado pelo ateliê Pedra Silva Arquitetos (Luís Pedra Silva e Maria Rita Pais).
Fundada em 2008, a Archdaily é uma plataforma `online` de informação e divulgação da arquitetura, com base em Nova Iorque, que contabiliza 350 mil visitas diárias e atribui anualmente este prémio a projetos que se destacam pela inovação espacial, social, material e técnica.
São escolhidos cinco projetos finalistas por cada uma das 14 categorias, que abrangem áreas como desporto, cultura, hotelaria, casas, remodelação, escritórios e espaços comerciais.
A votação dos vencedores do prémio Edifício do Ano 2016 decorrer até segunda-feira, 08 de fevereiro, e o anúncio dos vencedores está marcada para hoje.