Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa

por RTP
António Cotrim - Lusa

Tiago Rodrigues tem 42 anos. É ator, dramaturgo, produtor, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

“Ao atribuir-lhe do Prémio Pessoa 2019, o júri consagra uma carreira de excecional projeção dentro e fora do País, mas também reconhece um contributo notável para o desenvolvimento do campo das Artes Performativas portuguesas”, lê-se na ata do Prémio Pessoa 2019.

O Prémio Pessoa é concedido anualmente à pessoa de nacionalidade portuguesa que tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do País.

Francisco Pinto Balsemão, presidente do júri, argumenta que Tiago Rodrigues “merece, e merece muito, esta distinção por aquilo que já fez em Portugal e lá fora, mas também porque tem um largo caminho a percorrer”.

Pinto Balsemão diz que a mensagem do Prémio é dizer aos premiados “Parabéns, você é fantástico, mas tem é de fazer mais”. “Não é um prémio de consagração”, argumenta, reforçando que o intuito da distinção é estimular os premiados.


Tiago Rodrigues já recebeu vários prémios e distinções nacionais e internacionais, como o Prémio Europa de Teatro de 2018, a atribuição do grau de Chevalier des Arts et Lettres pela República Francesa, ou o prémio da Associação Profissional da crítica francesa para a melhor peça do ano.

É encenador, dramaturgo, ator e produtor teatral. Foi co-fundador do Porjeto Mundo Perfeito, com o qual apresentou mais de trinta produções, em Portugal, Europa, Brasil e Estados Unidos.

Em 2014, foi nomeado para a Direção do Teatro Nacional D. Maria II, apostando na internacionalização da instituição. Sob a sua orientação, o Teatro Nacional tem vindo a trabalhar com projetos teatrais independentes e feito circular produções por todo o país.

Colaborou com o coreógrafo Rui Horta e com os cineastas Tiago Guedes, João Canijo, Bruno de Almeida e Marco Martins e foi autor do guião da série televisiva “Noite Sangrenta”.

Foi ele próprio autor, designadamente, das obras “Se uma Janela se Abrisse”, “Tristeza e Alegria na Vida das Girafas” ou “Três Dedos Abaixo dos Joelhos”.

Tiago Rodrigues foi recentemente convidado a encenar para a Royal Shakespeare Company, tendo escolhido para o efeito a sua peça “Blindness and Seeing”, baseada nos romances “Ensaio Sobre a Cegueira” e “Ensaio Sobre a Lucidez”, de José Saramago.

O distinguido realiza ainda atividade pedagógica em diversas instituições, como a PARTS, ou The Autonomous Actor, de Estocolmo, e, a nível nacional, em escolas como as Escolas Superiores de Música e Artes do Espetáculo e de Dança, ou a Universidade de Évora.

Está ainda envolvido em projetos sociais envolvendo jovens e idosos.

O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, e visa "representar uma nova atitude, um novo gesto, no reconhecimento contemporâneo das intervenções culturais e científicas produzidas por portugueses".

O júri deste ano foi composto por Ana Pinho, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Maria de Sousa, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques, com Francisco Pinto Balsemão a presidir e Emílio Rui Vilar enquanto vice-presidente.

Esta é a 33.ª edição do Prémio Pessoa.

Lista dos distinguidos do Prémio Pessoa

1987 - José Mattoso
1988 - António Ramos Rosa
1989 - Maria João Pires
1990 - Menez
1991 - Cláudio Torres
1992 - António e Hanna Damásio
1993 - Fernando Gil
1994 - Herberto Helder
1995 - Vasco Graça Moura
1996 - João Lobo Antunes
1997 - José Cardoso Pires
1998 - Eduardo Souto de Moura
1999 - Manuel Alegre e José Manuel Rodrigues
2000 - Emanuel Nunes
2001 - João Bénard da Costa
2002 - Manuel Sobrinho Simões
2003 - José Joaquim Gomes Canotilho

2004 – Mário Cláudio

2005 – Luís Miguel Cintra

2006 – António Câmara

2007 – Irene Flunser Pimentel

2008 - João Luís Carrilho da Graça

2009 – D. Manuel Clemente

2010 – Maria do Carmo Fonseca

2011 – Eduardo Lourenço

2012 – Richard Zenith

2013 – Maria Manuel Mota

2014 – Henrique Leitão

2015 – Rui Chafes

2016 – Frederico Lourenço

2017 – Manuel Aires Mateus

2018 – Miguel Bastos Araújo


pub