Três museus do Porto, Elvas e Lisboa incluídos na Rede Portuguesa de Museus

Lisboa, 28 mai (Lusa) - O Museu Militar do Porto, o Museu Militar de Elvas e o Museu da Marioneta, em Lisboa, vão ser integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM), indica hoje um despacho publicado no Diário da República (DR).

Lusa /

Também de acordo com um outro despacho da Secretaria de Estado da Cultura, hoje publicado em DR, o Museu Agrícola de Entre o Douro e Minho, que integra a RPM desde 2004, sairá desta entidade por se encontrar encerrado desde 2007.

Ainda segundo o mesmo despacho, "tendo as suas instalações sido afetas a outros fins, e [tendo em conta] que o acervo foi em parte entregue a diversas entidades públicas, nomeadamente autarquias e escolas profissionais e ou devolvida aos proprietários", a credenciação será cancelada.

Na sequência de uma reestruturação do Ministério da Agricultura, o museu, com um acervo de peças ligadas ao setor rural que se encontrava sob a alçada da Direcção Regional de Agricultura do Entre Douro e Minho, fechou em junho de 2007 e a tutela passou para Câmara Municipal de Vila do Conde.

Quanto ao Museu Militar do Porto, o Museu Militar de Elvas e o Museu da Marioneta, segundo despacho, serão incluídos na RPM por preencherem todos os requisitos legais e reunirem todas as condições para integrar aquela entidade.

Desde a sua criação, em 2000, a RPM - organismo oficial certificador da qualidade e funcionamento dos espaços museológicos no país - tem vindo a promover a partilha de conhecimento, serviços, recursos e boas práticas nesta área.

Atualmente, a RPM conta com cerca de 140 membros e reúne museus e palácios, incluindo os nacionais, os tutelados pelas delegações da cultura dos Açores e da Madeira, da administração local e central, de empresas públicas, privados, de fundações, da Igreja Católica e das Misericórdias.

Tópicos
PUB