Ações da Volkswagen continuam em queda após falsear emissões nos EUA

por Lusa

As ações do grupo Volkswagen continuaram a deslizar hoje no início da sessão na Bolsa de Frankfurt, depois de derraparem mais de 17% no dia anterior.

Os títulos da Volkswagen estão a cair 5,3% relativamente à última sessão, batendo no valor mais baixo de 126,60 euros na primeira hora de negociação.

Às 07:40 TMG (08:40 em Lisboa), o grupo alemão estava com uma perda de 4,08%, a 128,25 euros, com os investidores a venderem as ações na sequência de ter admitido que falseou os dados sobre as emissões para a atmosfera dos seus carros nos Estados Unidos.

Na sequência, a Volkswagen iniciou uma investigação interna, depois de a Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos ter acusado a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera através de um `software` incorporado no veículo, enfrentando uma multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros ao câmbio de hoje).

No entanto, a Volkswagen não especificou quantos modelos estarão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem este motor são, por exemplo, o Golf, Jetta, Beetle da Volkswagen e o Audi A3.

O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, lamentou no domingo ter "quebrado a confiança" dos seus clientes e do público em geral, depois das acusações das autoridades norte-americanas.

O presidente da empresa disse estar "profundamente arrependido" por ter quebrado a confiança do público, sendo que a marca suspendeu as vendas dos modelos de carros envolvidos, que eram uma pedra angular dos esforços de Winterkorn para recuperar mercado nos Estados Unidos.

A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano passava por vender carros a gasóleo com motores poderosos e poucas emissões, uma forma de ganhar quota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10% para 366.970 unidades.

Tópicos
pub