Adjunto de Galamba exonerado por "comportamentos incompatíveis" com deveres

por RTP
Lusa

Frederico Pinheiro, adjunto do gabinete do ministro das Infraestruturas, foi exonerado na quarta-feira por "comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades" inerentes ao exercício das funções, confirmou à RTP o gabinete de João Galamba.

"A 26 de abril de 2023 foi exonerado o adjunto do Gabinete do Ministro das Infraestruturas Frederico Pinheiro", respondeu à RTP o gabinete do ministro.

"No cumprimento do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de janeiro, os membros de gabinetes ministeriais são 'livremente designados e exonerados por despacho do membro do Governo', sendo estas decisões posteriormente publicadas em Diário da República", lê-se na resposta enviada à RTP..

Segundo a mesma resposta, "conforme descrito no despacho a publicar em Diário da República, o adjunto em causa adotou `comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades inerentes ao exercício das suas funções num gabinete ministerial". Frederico Pinheiro terá coordenado a polémica reunião secreta do PS com a antiga presidente executiva da TAP na véspera de uma audição parlamentar.

Frederico Pinheiro é visado na troca de informações divulgada na comunicação social, na quinta-feira, sobre a polémica na TAP.

O adjunto foi exonerado na quarta-feira, antes de terem sido enviadas para o Parlamento as informações relativas à demissão da ex-presidente Executiva da TAP. 

No dia seguinte, foram divulgadas trocas de mensagens entre o ministro e o adjunto. Nestas mensagens estão detalhes sobre o convite da TAP para participar numa reunião com o PS antes de ir ao Parlamento.

De acordo com a SIC, Frederico Pinheiro enviou perguntas ao deputado do PS Carlos Pereira para serem colocadas a Christine Widener.

A SIC e o Expresso adiantam esta sexta-feira que o Governo fez uma denúncia à Polícia Judiciária devido a um computador do Estado que Frederico Pinheiro teria levado consigo.

Contactado pela Antena 1, o adjunto desmente a informação e garante que não recebeu qualquer notificação. Se isso acontecer, promete defender-se nas instâncias próprias.

Frederico Pinheiro era adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba. Chegou ao Governo em 2017, onde foi adjunto do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, até 2019.

Nesse ano, quando o secretário de Estado passou a ministro, Frederico Pinheiro assumiu o cargo de adjunto do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

O adjunto agora exonerado tem Licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e Mestrado em Economia e Políticas Públicas no ISCTE. Antes de chegar ao Governo, foi jornalista no jornal Record, Rádio Renascença, semanário Sol e Antena 1.

Tópicos
pub