Agenda Cultural da Guarda com 120 atividades até junho

por Lusa

A Agenda Cultural da Guarda para os meses de abril, maio e junho contempla a realização de 120 atividades no Teatro Municipal, no Museu e na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, informou hoje a Câmara.

"É uma excelente programação. Com 120 atividades entre o Teatro Municipal da Guarda (TMG), a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e o Museu. E num orçamento de cerca de 200 mil euros", disse hoje o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, na conferência de imprensa de apresentação da Agenda Cultural da cidade para os próximos três meses, realizada na BMEL.

A programação, que tem nos destaques atividades relacionadas com as comemorações do centenário do nascimento do ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço e com o 25 de Abril, é considerada pelo responsável como sendo "cultural e eclética" e destinada ao gosto de toda a população.

"Esta Agenda Cultural é mais um bom exemplo de como se faz a cultura acessível e inclusiva, mas distinta e com qualidade para todos os públicos", assumiu.

Na opinião de Sérgio Costa, a Guarda afirma-se, cada vez mais, na região e na zona Centro por ter "um grande cartaz cultural e com qualidade".

No encontro com os jornalistas, no qual a programação conjunta dos três equipamentos culturais foi apresentada, o autarca esteve acompanhado por Carla Morgado (TMG), Salete Pinto (Museu) e Marta Nunes (BMEL).

Carla Morgado adiantou que o TMG agendou espetáculos de âmbito nacional e de criadores locais, e que mantém "uma forte aposta na parte formativa e de residências artísticas".

Referiu que o trimestre fica marcado pelo arranque das comemorações do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, promovidas pelo Centro de Estudos Ibéricos, com atividades que passam pelo TMG e pela BMEL.

"Vai ser um vastíssimo programa, que vai mexer com a cidade e com a cultura e é uma homenagem merecida ao nosso querido Eduardo Lourenço", afirmou.

No âmbito do centenário do filósofo e ensaísta (1923-2020), o TMG receberá, no dia 23 de maio, um espetáculo de música da Orquestra Filarmónica Portuguesa com o ator José Neves e o pianista Pedro Nunes, intitulado "Concerto In Memoriam de Eduardo Lourenço".

Também no dia 23 de maio, a BMEL recebe o congresso "Leituras de Eduardo Lourenço", a inauguração das exposições "Contrariado, mas Vou" (Eduardo Lourenço visto por Alfredo Cunha) e "A Biblioteca de Eduardo Loureço" (mostra de livros doados pelo filósofo), e, ainda, o lançamento do livro "Fotobiografia de Eduardo Lourenço" (autoria de Maria Manuela Cruzeiro e Maria Manuel Baptista).

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, o TMG receberá, no dia 24, o espetáculo de música "Cantemos o novo dia" e a BMEL, para o público escolar, "Era uma vez um país a preto e branco".

No dia 25 de abril, quando o Teatro comemora o seu 18.º aniversário, haverá um concerto pelo grupo Sétima Legião ("Sétima Legião - 40 anos").

Segundo Carla Morgado, o TMG receberá entre abril e junho um total de 42 iniciativas (concertos, teatro, cinema, conferências e dança, entre outras).

Já a BMEL, como referiu Marta Nunes, irá receber e promover várias atividades como exposições, sessões de leitura comunitária, conferências e lançamento de livros.

Por sua vez, Salete Pinto, adiantou que a programação do Museu da Guarda contemplará exposições, música, palestras, cursos de pintura, arte urbana e gravura, visitas encenadas e o lançamento do Roteiro Literário Nuno de Montemor (27 de maio), entre outras iniciativas.

Tópicos
pub