Alexandra Reis devolve à TAP 266.400 euros da indemnização

por RTP
Tiago Petinga - Lusa

A antiga administradora da TAP Alexandra Reis devolveu à companhia aérea 266.400 euros da indemnização que recebeu. É mais de metade do valor bruto que recebeu no ano passado.

"Informo que hoje, após quase três meses à espera de que a TAP me indicasse o valor a devolver, efetuei a devolução de 266.412,76 euros", afirma a gestora, referindo que "foi este o montante líquido global indicado pela TAP".

O valor foi calculado pela companhia aérea tendo por base o montante retido da indemnização a título de imposto, além do número de dias de férias por gozar. 

Contudo, "apesar de não me rever nele e de não o entender, uma vez que o mesmo não me foi detalhado, nem fundamentado pela empresa, e de também, como é sabido, discordar do parecer da IGF, por minha livre iniciativa, e tal como deixei claro desde o primeiro momento, efetuei a devolução", prossegue Alexandra Reis, em comunicado.

A gestora reitera que não quer ter em sua "posse um euro sobre o qual possa existir a mínima suspeita".

"Aceitei sair da TAP de boa-fé, empresa à qual me entreguei com todo o meu compromisso e dedicação na defesa dos seus interesses, num contexto extremamente difícil" e, agora, "espero deste modo encerrar de uma vez por todas este assunto, de forma a enfrentar os desafios que o futuro me traga sem que haja qualquer dúvida sobre a minha idoneidade e atuação enquanto fui administradora da TAP, companhia à qual desejo o maior sucesso", conclui.
Decisão da IGF conhecida no início de março
A Inspeção-Geral de Finanças determinou, dia 1 de março, um valor que corresponde a quase 90 por cento da indemnização que a gestora recebeu quando saiu da companhia aérea, tendo na altura o ministro Pedro Nuno Santos dado luz verde à indemnização milionária.
Telejornal de 1 de março de 2023

Na altura, o Governo afirmou que aguardava a auditoria dos inspetores de finanças.

pub