Apagão fez crescer reclamações de consumidores

A Associação para a Defesa do Consumidor recebeu mais de uma centena de reclamações por causa do apagão ocorrido há um mês. Em causa estão sobretudo danos causados em eletrodomésticos e outros equipamentos, dificuldades na retoma das telecomunicações e cancelamentos ou atrasos em viagens de avião.

Antena 1 /

Foto: Rohan Makhecha - Unsplash

Ana Sofia Ferreira, da DECO, conta à Antena 1 que alguns destes casos continuam por resolver.

No Dia Mundial da Energia, que se assinala esta quinta-feira, a DECO lembra ainda que continua a receber muitas queixas sobre este sector. Queixas relacionadas com mudança de comercializador, contratos ou faturas demasiado pesadas.

A Defesa do Consumidor pede por isso medidas urgentes para baixar o preço da energia, incluindo o valor do IVA, para ajudar as famílias. Avisa que o problema da pobreza energética não afeta apenas as famílias economicamente mais desfavorecidas.
A DECO diz que ainda que é preciso esclarecer os consumidores para que façam escolhas mais eficientes e apresenta uma plataforma de assistência e aconselhamento (EVA).

A plataforma já recebeu a visita de cerca de 35 mil consumidores.


PUB