Economia
Apagão fez crescer reclamações de consumidores
A Associação para a Defesa do Consumidor recebeu mais de uma centena de reclamações por causa do apagão ocorrido há um mês. Em causa estão sobretudo danos causados em eletrodomésticos e outros equipamentos, dificuldades na retoma das telecomunicações e cancelamentos ou atrasos em viagens de avião.
Foto: Rohan Makhecha - Unsplash
No Dia Mundial da Energia, que se assinala esta quinta-feira, a DECO lembra ainda que continua a receber muitas queixas sobre este sector. Queixas relacionadas com mudança de comercializador, contratos ou faturas demasiado pesadas.
A Defesa do Consumidor pede por isso medidas urgentes para baixar o preço da energia, incluindo o valor do IVA, para ajudar as famílias. Avisa que o problema da pobreza energética não afeta apenas as famílias economicamente mais desfavorecidas. A DECO diz que ainda que é preciso esclarecer os consumidores para que façam escolhas mais eficientes e apresenta uma plataforma de assistência e aconselhamento (EVA).