Bairro operário centenário recuperado para projeto turístico em Ílhavo

Ílhavo, 01 mar (Lusa) -- O histórico bairro operário da Vista Alegre de Ílhavo, com quase 200 anos, vai ser completamente recuperado no âmbito de um projeto turístico de 14,4 milhões de euros que prevê criar 100 postos de trabalho, foi hoje anunciado.

Lusa /

A iniciativa deu hoje o primeiro passo com a assinatura de um memorando de entendimento entre a Vista Alegre, a Câmara de Ílhavo, a Agência para o Comércio Externo de Portugal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e Direção Regional da Cultura do Centro, explica-se num comunicado enviado à Lusa.

Uma das âncoras do projeto é a instalação de um hotel de cinco estrelas no Palácio da Vista Alegre, mas o bairro de 189 anos de história, "devoluto há mais de uma década", vai ser "completamente recuperado", disse à Lusa fonte do grupo Vista Alegre.

Apenas numa segunda fase será definido o destino a dar às casas e equipamentos do bairro operário, estando atualmente em equação o "aproveitamento para turismo de habitação e projetos de âmbito cultural, artístico ou social", adiantou a mesma fonte.

"Há pouco tempo, a Vista Alegre transformou quatro das casas num projeto de residências artísticas, onde estiveram já vários `designers` internacionais emergentes que produziram peças que foram êxitos da empresa", acrescentou.

O projeto "prevê a requalificação e reconversão turística do Bairro da Vista Alegre, num investimento que ascende a 14,4 milhões de euros e envolve uma centena de postos de trabalho", explica-se no comunicado enviado hoje à Lusa.

Para a empresa, a aposta pretende "o aproveitamento do potencial turístico das instalações do bairro, que constituem um património histórico e cultural único no país".

O comunicado destaca tratar-se de um complexo "único à escala europeia", composto não só por "habitações construídas para os operários", mas por uma "escola com infantário e creche, teatro, cantina, posto de saúde, museu, cooperativa, corporação de bombeiros, barbearia e espaços desportivos".

O hotel de cinco estrelas será criado "através da reconversão do Palácio da Vista Alegre e construção de um novo edifício que se prolonga para a frente ribeirinha do Canal de Ílhavo", nota o comunicado.

O projeto inclui ainda a reabilitação da capela setecentista de Nossa Senhora da Penha de França (Monumento Nacional) e a requalificação e ampliação do Museu da Vista Alegre, que desde 1964 "alberga a produção histórica da Fábrica Vista Alegre".

Todos estes investimentos serão cofinanciados por fundos comunitários do QREN.

Hoje foi também assinado um contrato de comodato entre a Câmara de Ílhavo e a Vista Alegre Atlantis/Grupo Visabeira para a "reabilitação do Teatro da Vista Alegre e das seis habitações agregadas, nas quais se vai instalar um laboratório de produção cultural multimédia".

Tal será feito no "âmbito da Rede Urbana para a Competitividade e Inovação da Região de Aveiro, financiada pelo Programa Operacional da Região Centro com 400 mil euros", escreve-se no comunicado.

Tópicos
PUB