Banco de fomento alemão pode vir a dar linhas de crédito às PME portuguesas

Lisboa, 22 mai (Lusa) -- O banco do fomento alemão KfW estará a estudar a possibilidade de dar linhas de crédito ou participar no capital das Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas, anunciou hoje o ministro das Finanças em Berlim.

Lusa /

Na sequência de um encontro com o seu homólogo alemão para discutirem a aplicação do programa de ajustamento português, Vítor Gaspar afirmou que o KfW já estará a dar apoio na criação do chamado `banco do fomento` (ou instituição financeira de desenvolvimento para o Governo).

"Podemos beneficiar da colaboração alemã, em particular do banco de desenvolvimento alemão, que se chama KfW, que estará disponível para explorar a possibilidade de estender linhas de crédito a Portugal ou participar no capital das PME de formas intermediadas indiretamente por instituições portuguesas", afirmou Vítor Gaspar no encontro, que decorreu no Ministério das Finanças da Alemanha, em Berlim.

Vítor Gaspar afirmou então que "essa colaboração do KfW está desde já a ocorrer na área técnica" e agradeceu o apoio alemão.

O ministro das Finanças explicou que em cima da mesa estiveram, por isso, as preocupações com a transmissão das melhorias das condições de financiamento às empresas e em particular às PME ativas nos mercados exportadores.

Tópicos
PUB