Buscas da PJ em escritórios da REN e EDP em Lisboa

por RTP
José Manuel Ribeiro - Reuters

A Procuradoria-Geral da República confirmou esta sexta-feira as três buscas aos edifícios da Rede Elétrica Nacional (REN) em Lisboa, à Energias de Portugal (EDP) e à consultora Boston Consulting Group (BCG) pela Polícia Judiciária.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) da Procuradoria-Geral de República esclarece que este inquérito investiga "factos subsequentes ao processo legislativo bem como aos procedimentos administrativos relativos à introdução no setor elétrico nacional dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC)".

Os CMEC são uma compensação relativa à cessação antecipada de contratos de aquisição de energia (CAE), na sequência da transposição de legislação europeia no final de 2004.

A PGR refere ainda que estão em causa factos susceptíveis de integrarem crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e participação económica em negócio. 

Na investigação participam o Ministério Público e a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária.

As duas empresas do setor energético já tinham confirmado em comunicado as diligências que decorreram durante a manhã de sexta-feira nas respetivas sedes, em Lisboa. A Boston Consulting Group também confirmou que foi alvo de buscas. 

Os gabinetes de administradores e presidentes dos conselhos de administração das duas empresas e os departamentos de informática estão também a ser investigados. 

c/ Lusa
Tópicos
pub