Câmara da Guarda e empresários discutem futuro da Plataforma Logística
Guarda, 09 fev (Lusa) - A Câmara Municipal da Guarda vai reunir este mês com os empresários locais para discutir o futuro da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE), disse hoje à agência Lusa o seu presidente.
Segundo Álvaro Amaro, para a reunião que está agendada para o dia 20 de fevereiro foram convidados todos os empresários do concelho, para além dos que já estão instalados na PLIE e daqueles que compraram lotes de terreno no recinto do novo complexo empresarial.
O encontro servirá para a autarquia da Guarda discutir "a estratégia de captação de investimento" e, ao mesmo tempo, apresentar as ideias que tem para "a nova Plataforma Logística", indicou Álvaro Amaro.
O presidente da autarquia disse que a área do complexo empresarial, que foi construído nas proximidades da cidade, junto da aldeia de Gata, está neste momento em processo de limpeza.
"Uma das medidas que eu anunciei na minha campanha foi simplesmente isto: cortar as giestas na Plataforma Logística. Ou seja, se nós queremos definir uma nova estratégia para instalar mais empresas, temos que lavar a cara. Pois é o que estamos a fazer", justificou Álvaro Amaro.
A PLIE tem instaladas cerca de 20 empresas que operam em diferentes áreas da logística, construção civil e obras públicas, produtos de higiene, produtos agrícolas, energias renováveis, reciclagem de papel, projetos florestais, fabrico e reparação de peças e componentes metálicos, entre outras.
Trata-se de uma plataforma transfronteiriça inserida na Rede Nacional de Plataformas Logísticas, contemplando áreas de transportes/logística, localização empresarial, inovação tecnológica e de apoio e serviços.
A plataforma representou um investimento de 34 milhões de euros e é considerada um "projeto âncora" para o desenvolvimento empresarial e económico da região, disponibilizando um total de 196 lotes.
A PLIE foi iniciada em 2002, por iniciativa da Câmara Municipal da Guarda, que aponta a posição geoestratégica da cidade como uma mais-valia para o complexo empresarial.