Escolas fechadas perante efeitos da depressão Ingrid
Já as escolas de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, foram encerradas esta manhã devido à neve, que começou a cair de forma intensa a partir das 9h30.
c/ Lusa
IC5 cortado entre os nós de Mogadouro e Sanhoane
De acordo com a Guarda Nacional Republicana, citada pela Lusa, a neve que se abateu sobre o concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, causou despistes no troço em causa. Bombeiros, GNR e a concessionária deslocaram-se ao local para assistir os condutores.
O IC5 liga o Alto do Pópulo, no distrito de Vila Real, a Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança.
Autoridades usam sacos de areia para proteger marginais em Espinho
O comandante da Capitania do Porto apelou que as pessoas evitassem as marginais, uma vez que as ondas podem atingir os 15 metros. Na praia do Bairro Piscatória sentem-se todos os efeitos da tempestade Ingrid, com chuva, vento forte e frio.
Três vias cortadas no distrito de Aveiro
Ouvida pela agência Lusa, a Guarda Nacional Republicana adiantou que uma das vias afetadas é a estrada do Campo, em Águeda, que está cortada ao trânsito em dois pontos, em Espinhel e Recardães.
Em Albergaria-a-Velha, mais concretamente em Angreja, está igualmente cortada ao trânsito a Rua do Ribeiro.
A terceira via cortada ao trânsito é a Rua professor Egaz Moniz, em Avanca, na antiga Estrada Nacional 109.
Já a Estrada Nacional 230, entre Aveiro a Águeda, reabriu durante a última noite, após trabalhos para remoção de destroços e lavagem.
Retomada circulação ferroviária na Linha do Minho
Concluídos os trabalhos para a remoção da árvore, a linha passou a ter via livre.
Escolas de Vinhais encerradas devido à neve
As escolas do agrupamento de Vinhais estão encerradas, hoje, devido à queda de neve, adiantou, à Lusa, o presidente do município.
Numa informação avançada anteriormente, o agrupamento de escolas dava conta de que apenas não havia atividades letivas.
No entanto, o presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, confirmou à Lusa que as escolas não chegaram a abrir, numa articulação entre a Proteção Civil municipal e o agrupamento.
Devido à queda de neve com intensidade, o município entendeu que não havia condições de segurança para fazer o transporte dos alunos.
Nas redes sociais, o município de Macedo de Cavaleiros informou que, depois de uma análise das condições meteorológicas, decidiu encerrar as escolas do concelho.
Em Bragança, as escolas estão abertas, mas sem atividades letivas, para poder acolher os estudantes que não têm onde ficar durante o dia.
À Lusa, a presidente da câmara de Bragança, Isabel Ferreira, esclareceu que os transportes escolares das aldeias para a cidade foram cancelados, por não ser possível garantir as condições de segurança.
O distrito de Bragança está, hoje, sob aviso laranja devido à queda de neve.
Alunos de zonas serranas de Arouca em casa para evitar riscos em transportes
Alunos residentes em zonas serranas do município de Arouca ficam hoje em casa para evitar riscos associados à depressão Ingrid, revelou a autarquia, que assim quer evitar deslocações em transportes públicos a 350 crianças.
Segundo revelou à Lusa a presidente da câmara desse município do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, há alunos que, por residirem em zonas de risco, não irão à escola todo o dia, apesar de esses estabelecimentos de ensino continuarem a funcionar para crianças de localidades mais seguras, e há também escolas que encerram totalmente a partir da hora de almoço.
"Há alguns alunos que, dada a distância à escola e a previsão de queda de neve, não virão de todo à escola hoje", declara Margarida Belém, justificando a medida com a necessidade de evitar deslocações por estradas serranas que fiquem com gelo.
A medida está relacionada com as previsões de descida acentuada das temperaturas e queda de neve, "que poderá cair nas zonas de 500 a 600 metros de altitude, sendo mais provável em freguesias como Cabreiros, Albergaria da Serra, Canelas, Espiunca, Alvarenga, Urrô, Moldes, Arouca, Burgo e nas zonas mais elevadas de Rossas e Santa Eulália".
"Tendo em conta esta previsão, o município -- em articulação com o Agrupamento de Escolas de Arouca, os responsáveis pelos circuitos especiais de transporte e a rede metropolitana de transportes UNIR -- procedeu ao ajuste dos trajetos de transporte escolar que abrangem as freguesias onde é esperada a queda de neve, com vista a garantir a segurança de todos", anuncia Margarida Belém.
Na prática, nas aldeias serranas do Merujal, Albergaria e Mizarela ficam assim em casa cinco alunos do ensino pré-escolar até ao 4.º ano escolaridade e outros cinco estudantes do 5.º ao 12.º ano, todos evitando a linha da UNIR.
Treze alunos de Noninha e Bustelo também não vão às aulas "devido a dificuldades de transporte".
Já nos polos escolares de Alvarenga e Canelas, as escolas estão abertas de manhã, mas fecham a seguir ao almoço, enviando para casa respetivamente 46 e 38 alunos.
Os alunos da freguesia de Alvarenga que frequentam do 5.º ao 12.º ano também não vão às aulas todo o dia, "dada a impossibilidade de assegurar o seu regresso a casa na hora de almoço e o retorno do autocarro ao Centro Coordenador de Transportes".
Quanto aos alunos do 5.º ao 12.º ano que residem em Canelas, Provisende, Souto Redondo e Póvoa Reguenga, regressam igualmente a casa a seguir ao almoço, em autocarro da UNIR.
Macedo de Cavaleiros com escolas encerradas e Bragança e Vinhais sem atividades letivas
Em Bragança, os estabelecimentos de ensino estão abertos, mas sem atividades letivas, tendo em vista acolher alunos que não têm onde ficar durante o dia. Em Vinhais, o município adiantou que as escolas também não têm atividade letiva.
De acordo com a Proteção Civil, naquele distrito, pelas 9h00 não havia estradas fechadas.
Recorde-se que Bragança está sob aviso laranja devido à queda de neve acima dos 600 metros de altitude.
Mais de 80 ocorrências desde o início da madrugada
Grande parte das chamadas foi por quedas de árvores e estruturas, limpeza de vias e deslocações de terrenos. O oficial de operações da Proteção Civil, José Costa, revela que responderam a estas chamadas 259 operacionais, com auxílio de 113 meios terrestres.
Estrada municipal cortada por causa da queda de neve
Fonte do Comando Sub-regional da Proteção Civil do Tâmega e Sousa adianta à agência Lusa que "a neve começou a cair durante a noite" e obrigou ao encerramento da estrada ao início da manhã.
Precisamente por causa da previsão de queda de neve, na cota entre os 400 e os 500 metros de altitude, três municípios do distrito de Viseu - Resende, Cinfães e Castro Daire - decidiram fechar esta sexta-feira as escolas.
Os três municípios apelam à população para que adote "condutas responsáveis e cuidadas", reduzindo a "circulação apenas ao necessário.
"Muitos meios de prevenção" no estaleiro da Proteção Civil
Cascais, Vila Pouca de Aguiar e Porto
No Porto, a agitação marítima ditou a entrada em vigor, já esta manhã, do aviso vermelho, que estava inicialmente previsto para as 18h00. Em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, o diretor do agrupamento de escolas local explicou o que esteve na base da decisão de suspender a atividade letiva desta sexta-feira. "As indicações que temos é que o pior ainda está para vir", sublinhou o responsável.
Registadas 81 ocorrências entre as 0h00 e as 8h00
As regiões norte e centro foram as mais atingidas, cada uma com 50 ocorrências. Seguiram-se Lisboa e Vale do Tejo, com 11, Alentejo, com quatro, e Algarve com uma ocorrência.
As operações de resposta mobilizaram 259 operacionais, apoiados por 113 veículos.Pelas 8h15, a circulação ferroviária na Linha do Minho continuava suspensa entre Caminha e Valença, devido à queda de uma árvore.
Entre as 0h00 e as 23h00 de quinta-feira, houve registo de 349 ocorrências relacionadas com os efeitos da depressão Ingrid, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Escolas encerradas e transportes escolares interrompidos
Em comunicado, a Câmara Municipal de Chaves adianta que, depois do acompanhamento permanente da situação meteorológica, junto da Proteção Civil, foi determinado que não se efetuará o transporte escolar para os estabelecimentos de ensino do concelho durante o dia.
A decisão cobre os três agrupamentos do concelho: Júlio Martins, António Granjo e Fernão de Magalhães.
Recorde-se que, no distrito de Vila Real, havia já sido tomada a decisão de fechar as escolas e suspender os transportes escolares em Boticas, Montalegre, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
Encerradas escolas em seis municípios do distrito de Vila Real
- A expectativa de queda de neve dita que as escolas permaneçam esta sexta-feira de portas fechadas em seis dos 14 municípios do distrito de Vila Real: Boticas, Montalegre, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar;
- Em Sabrosa, o Agrupamento Miguel Torga indica que as escolas vão funcionar normalmente, mantendo-se acautelado o transporte dos alunos. Continuará, todavia, a seguir a evolução do estado do tempo;
- Ouvida pela agência Lusa, fonte da GNR de Vila Real adiantou que, pelas 7h00, as estradas do distrito estavam transitáveis;
- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera antevê um quadro de chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental:
- Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão esta sexta-feira sob aviso vermelho - o mais acentuado de uma escala de três - por causa da neve;
- Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Lisboa, Beja, Aveiro e Coimbra e Braga vão ficar debaixo de aviso vermelho até sábado devido à agitação marítima;
- A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil colocou, por sua vez, a quase totalidade do território continental em estado de prontidão especial de nível 3 até sábado. Este nível começou a vigorar às 16h00 de quinta-feira e termina às 23h59 de sábado.
Circulação ferroviária interrompida na Linha do Minho
A empresa Comboios de Portugal havia já advertido, no Facebook, para possíveis constrangimentos à circulação ferroviária por causa dos efeitos da depressão Ingrid.
A CP recomenda aos passageiros que se informem previamente sobre a circulação de comboios no site , na app ou na Linha de Atendimento da empresa.
Dezenas de escolas encerradas
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda os distritos de Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Coimbra e Guarda com aviso laranja, pelo mesmo motivo.Pode até ocorrer queda de neve, segundo a meteorologia, em locais onde tal não é habitual - o distrito de Portalegre encontra-se sob aviso amarelo.
Há ainda aviso laranja emitido para quase todo o terrirório continental por causa da agitação maritima. Aviso que passa a vermelho a partir da meia-noite. As ondas podem mesmo atingir os 15 metros.
Para Évora e Santarém não há avisos e, nos arquipélagos da Madeira e dos Açores há avisos amarelo e laranja devido à agitação maririma.
Dezenas de escolas de portas fechadas
Nos concelhos de Vieira do Minho e Cabeceiras de Baixo, no distrito de Braga, não há aulas. E os alunos de Fafe que vivam em locais a mais de 600 metros de altura foram aconselhados a não ir à escola.
Em Vila Real, a queda de neve e a formação de gelo ditam o encerramento de escolas em cinco concelhos: Boticas, Ribeira de Pena, Montalegre, Valpaços e Mondim de Basto.
Em Viseu, são três os municípios a encerrar as escolas: Resende, Cinfães e Castro Daire.
Na Guarda, os estabelecimentos escolares da capital de distrito, de Almeida e de Manteigas estão igualmente fechados durante todo o dia, ao passo que em Gouveia o encerramento só ocorre à tarde.
Centenas de ocorrências
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou, até às 23h00 de quinta-feira, 349 ocorrências associadas à depressão Ingrid - uma centena decorreu da queda de árvores, 89 para limpeza de pavimentos e 70 relativas a inundações: houve ainda registo de 51 ocorrências devido à queda de estruturas.
A região centro é a mais afetada, com 128 ocorrências. Seguem-se o norte e Lisboa e Vale do Tejo.
A neve poderá deixar algumas aldeias isoladas, o que levou a Proteção Civil a recomendar a interdição de algumas vias e o encerramento de vias, escolas e outros serviços.
A ANEPC garante que os meios de socorro e prevenção serão reforçados.
Tempestade Ingrid. Montalegre encerrou escolas por precaução
A queda de neve pode deixar alguns lugares isolados. E há municípios que já ordenaram o encerramento das escolas, esta sexta-feira.
Vila do Conde toma medidas para evitar inundações
Há 48 horas que em Vila do Conde se aposta na prevenção, face ao que pode ser provocado pela tempestade Ingrid.
O objetivo é evitar situações como a de novembro, quando a Ribeira da Lage galgou as margens e destruiu parcialmente várias habitações.
Tempestade Ingrid. Proteção Civil em estado de prontidão nível 3 até sábado
Ingrid traz muita chuva, vento, agitação marítima e queda de neve "em locais menos comuns" até sábado. Entre as 00:00 e 23:00 de hoje foram registadas 349 ocorrências relacionadas com o mau tempo, que afetaram sobretudo a região Norte e Centro. A Proteção Civil espera que a situação piore nas próximas horas.
Registaram-se ainda 51 quedas de estrutura e 38 movimentos de massas ou quedas de taludes, referiu à Lusa o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Telmo Ferreira, num balanço pelas 23h15.No balanço anterior, entre as 00:00 e as 17:30, tinham sido registadas 130 ocorrências relacionadas com o mau tempo causado pela passagem da depressão Ingrid.
A região Centro é a que regista mais ocorrências, com 128, seguida do Norte (116), Lisboa e Vale do Tejo (91), Alentejo (13) e Algarve.
Telmo Ferreira explicou ainda que não existem registos de danos relevantes ou feridos na sequência destas ocorrências.
Têm ocorrido inundações pontuais por transbordo de ribeiras, que têm sido analisadas pelos municípios onde ocorrem, sem causar grande preocupação, acrescentou.
O acesso à Vila Sassetti também estará vedado, acrescentou à Lusa fonte da sociedade.
Para já, os parques e palácios da Pena e de Monserrate e o Palácio Nacional de Sintra, na serra e na vila, permanecem abertos, bem como Palácio Nacional de Queluz, também gerido pela PSML.
A Câmara Municipal de Sintra interditou por sua vez as "praias Grande e Azenhas do Mar" a partir do "final da tarde de 23 de janeiro (sexta-feira), até à manhã de 25 de janeiro".
"Esta situação poderá sofrer alterações dependendo do desenvolvimento do estado do tempo", referiu a autarquia, que "apela à prudência e à adoção de comportamentos responsáveis".
No vizinho concelho de Cascais, a preocupação vai para a Estrada Nacional 9-1, junto à Quinta do Pisão e para a Lagoa Azul, que se "encontra temporariamente interrompida" por indicação da Guarda Nacional Republicana (GNR), "devido ao abatimento de terras causado pelo galgamento de água desta lagoa".
A reposição das condições de segurança nesta área "está a ser avaliada".