Clima económico em Portugal deteriorou-se em Abril - INE
O indicador de clima económico em Portugal piorou ligeiramente em Abril, interrompendo as melhorias dos dois meses anteriores, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Este indicador, que reflecte as opiniões dos empresários das indústrias transformadoras, comércio, construção e serviços sobre as perspectivas para os seus sectores, situou-se em menos 0,3 por cento em Abril, depois de ter sido de menos 0,2 por cento em Março e de menos 0,4 por cento em Fevereiro.
O INE revela que se verificaram recuperações da confiança na indústria, construção e comércio, enquanto nos serviços o pessimismo se acentuou pelo quinto mês consecutivo, em valores corrigidos de sazonalidade.
Por outro lado, o indicador de confiança dos consumidores foi menos negativo em Abril, registando uma melhoria pelo terceiro mês consecutivo, situando-se em menos 31,7 por cento.
As expectativas das famílias quanto à situação económica de Portugal nos próximos 12 meses voltaram a melhorar em Abril, ao mesmo tempo que as perspectivas sobre a situação financeira das famílias também melhorou.