Economia abranda no primeiro trimestre e inflação aumenta em maio

A economia cresceu no primeiro trimestre 1,6% em termos homólogos e diminuiu 0,5% em cadeia e a taxa de inflação homóloga terá aumentado para 2,3% em maio, mais 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior.

RTP /

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,6% em termos homólogos e recuou 0,5% em cadeia no primeiro trimestre, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística, confirmando a estimativa rápida de 2 de maio passado.

As estimativas preliminares divulgadas para os primeiros três meses deste ano apontam, assim, para um crescimento homólogo de 1,6% em volume, taxa inferior em 1,2 pontos percentuais à do trimestre precedente, refletindo um abrandamento do consumo privado, enquanto o investimento acelerou.Comparando com o quarto trimestre de 2024, o PIB diminuiu 0,5 por cento em volume, após um crescimento de 1,4 no trimestre anterior.

Já no que toca à inflação, em termos homólogos, terá aumentado para 2,3% em maio, mais 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior.
O indicador de inflação subjacente, que exclui produtos com preços mais voláteis, como alimentos não transformados e energia, terá também registado uma variação de 2,3% em maio, acima dos 2,1% registados no mês anterior.

Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 0,1% (-0,1% em abril de 2025) enquanto a variação do índice referente aos produtos alimentares não transformados terá aumentado para 4,1% (3,3% no mês anterior).


Tópicos
PUB