A Comissão Europeia prevê que a economia alemã estagne este ano e comece a recuperar em 2025, com as finanças públicas "no caminho da consolidação".
Nas previsões económicas da primavera, hoje divulgadas, o executivo comunitário antecipa que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha se mantenha praticamente estagnado nos 0,1% este ano e cresça 1,0% em 2025, impulsionado pela procura interna, que deverá aumentar lentamente ainda este ano.
O investimento, estima Bruxelas, deverá continuar abaixo dos níveis pré-pandemia da covid-19, dados os constrangimentos resultantes dos altos custos do financiamento.
No exercício macroeconómico do inverno, em fevereiro, antecipava-se um crescimento económico de 0,3% este ano e de 1,2% em 2025, dados que tinham já sido revistos em baixa face a novembro (0,8% e 1,2%, respetivamente).
O défice orçamental deverá fixar-se, este ano, nos 1,6% do PIB e nos 1,2% em 2025, enquanto a dívida pública se prevê nos 62,9% e 62,2% do PIB, respetivamente.
A taxa de inflação na maior economia da União Europeia deverá fixar-se nos 2,4% em 2024, recuando para 2,0% no ano seguinte e a de desemprego será de 3,1% em ambos os anos.
A Comissão Europeia publica todos os anos duas previsões globais (primavera e outono) e duas previsões intercalares (inverno e verão).