Economia
Elon Musk anuncia Linda Yaccarino como nova CEO do Twitter
Um tweet de Musk esta sexta-feira à tarde revelou o nome daquela que vai ser a nova presidente executiva da rede social Twitter. Elon Musk declarou-se "entusiasmado" com a escolha de Linda Yaccarino e revelou que a CEO se irá centrar na área de negócios.
Até esta manhã, Yaccarino era a diretora de marketing na NBC Universal, onde modernizou a publicidade das áreas de entretenimento e de media da Comcast Corp.
A companhia anunciou a sua saída nas primeiras horas de sexta-feira. Linda Yaccarino deverá assumir o novo cargo no Twitter, agora designado como X Corp, dentro de seis semanas.
"Entusiamado ao anunciar que contratei uma nova CEO para o X/Twitter. Vai começar dentro de ~seis semanas! O meu papel irá passar para exec. chair & CTO, e supervisão de produto, software & sysops".
Fuga de anunciantes
Musk, que comprou o Twitter em outubro de 2022 por 44 mil milhões de dólares e que despediu entretanto 80 por cento dos empregados, incluindo o anterior CEO Parag Agrawal, espera sem dúvida que Yaccarino estanque a fuga de anunciantes da plataforma.
O proprietário da Tesla já reconheceu que a sua aventura nas redes sociais com o Twitter registou um declínio acentuado em receitas de publicidade. Com a nomeação da nova CEO cumpre ainda a promessa de se afastar da gestão corrente do Twitter, exigida pelos usuários da rede numa consulta há alguns meses.
Elon Musk afirmou aliás logo em novembro de 2022 que não queria ser CEO "de coisa nenhuma". "Vou demitir-me enquanto CEO assim que encontrar alguém suficientemente louco para assumir o cargo", prometeu em dezembro.
A busca demorou seis meses.
Escolha acertada
Yaccarino ainda não se pronunciou mas algumas reações denotam alívio. Sob a sua liderança, o Twitter "irá imediatamente mudar de rumo em 180 graus", afirmou Lou Paskalis, CEO da AJL Advisory, uma consultora de marketing.
"Penso que ela escalou todas as montanhas que podia na NBCU e fê-lo impecavelmente bem. E não há maior desafio do que restaurar a ordem no Twitter", afirmou.
"O Twitter necessita de credibilidade junto da comunidade publicitária", considerou por seu turno Greg Khan, presidente executivo da GK Digital Ventures, consultora de media. A "Linda provou ser de confiança e possuir uma natureza inovadora ao trazer para a mesa novas parcerias e uma grande rede de contactos".
Linda Yaccarino juntou-se à NBCU em 2011 ao fim de 15 anos na Turner Entertainment, e tem-lhe sido atribuída a transição das operações de venda de publicidade da companhia para a era digital, sobretudo à medida que as audiências de televisão migraram para o streaming.
Consequências
Uma fonte próxima de Yaccarino reconheceu à Al Jazeera que o primeiro tweet de Musk, quinta-feira, poderá ter acelerado a transferência dela para o Twitter, vista com um bálsamo para os acionistas da rede.
As ações da Tesla caíram 1.3 por cento sexta-feira, com analistas a comentarem que a contratatação de um CEO para o Twitter deixaria Musk mais livre para se concentrar na sua marca de motores e veículos eletricos.
As ações da Comcast não sofreram quase alterações, apesar da saída de Linda Yaccarino significar um segundo rombo para a NBCUniversal, que viu demitir-se o seu CEO, Jeff Shell, o mês passado, por relação inapropriada com uma funcionária da companhia.
Mark Marshall, presidente da área publicitária da NBCU, assume interinamente as funções de Yaccarino.
A companhia anunciou a sua saída nas primeiras horas de sexta-feira. Linda Yaccarino deverá assumir o novo cargo no Twitter, agora designado como X Corp, dentro de seis semanas.
"É com entusiasmo que acolho Linda Yaccarino como nova CEO do Twitter", escreveu Musk. "Linda irá focar-se sobretudo nas operações comerciais enquanto eu me foco no design de produto & nova tecnologia".
Quinta-feira, Elon Musk tinha dado a novidade de que o cargo de presidente executivo da empresa seria ocupado por uma mulher.I am excited to welcome Linda Yaccarino as the new CEO of Twitter!@LindaYacc will focus primarily on business operations, while I focus on product design & new technology.
— Elon Musk (@elonmusk) May 12, 2023
Looking forward to working with Linda to transform this platform into X, the everything app. https://t.co/TiSJtTWuky
"Entusiamado ao anunciar que contratei uma nova CEO para o X/Twitter. Vai começar dentro de ~seis semanas! O meu papel irá passar para exec. chair & CTO, e supervisão de produto, software & sysops".
Fuga de anunciantes
Musk, que comprou o Twitter em outubro de 2022 por 44 mil milhões de dólares e que despediu entretanto 80 por cento dos empregados, incluindo o anterior CEO Parag Agrawal, espera sem dúvida que Yaccarino estanque a fuga de anunciantes da plataforma.
Estes têm alegado receio dos seus conteúdos surgirem junto de publicações que consideram inapropriadas após o regresso à rede social de figuras controversas antes banidas e as alterações ao sistema de autenticação de contas.
A gestão caótica de Musk poderá igualmente ser um fator de peso.
O proprietário da Tesla já reconheceu que a sua aventura nas redes sociais com o Twitter registou um declínio acentuado em receitas de publicidade. Com a nomeação da nova CEO cumpre ainda a promessa de se afastar da gestão corrente do Twitter, exigida pelos usuários da rede numa consulta há alguns meses.
Elon Musk afirmou aliás logo em novembro de 2022 que não queria ser CEO "de coisa nenhuma". "Vou demitir-me enquanto CEO assim que encontrar alguém suficientemente louco para assumir o cargo", prometeu em dezembro.
A busca demorou seis meses.
Escolha acertada
Yaccarino ainda não se pronunciou mas algumas reações denotam alívio. Sob a sua liderança, o Twitter "irá imediatamente mudar de rumo em 180 graus", afirmou Lou Paskalis, CEO da AJL Advisory, uma consultora de marketing.
"Penso que ela escalou todas as montanhas que podia na NBCU e fê-lo impecavelmente bem. E não há maior desafio do que restaurar a ordem no Twitter", afirmou.
"O Twitter necessita de credibilidade junto da comunidade publicitária", considerou por seu turno Greg Khan, presidente executivo da GK Digital Ventures, consultora de media. A "Linda provou ser de confiança e possuir uma natureza inovadora ao trazer para a mesa novas parcerias e uma grande rede de contactos".
Linda Yaccarino juntou-se à NBCU em 2011 ao fim de 15 anos na Turner Entertainment, e tem-lhe sido atribuída a transição das operações de venda de publicidade da companhia para a era digital, sobretudo à medida que as audiências de televisão migraram para o streaming.
Consequências
Uma fonte próxima de Yaccarino reconheceu à Al Jazeera que o primeiro tweet de Musk, quinta-feira, poderá ter acelerado a transferência dela para o Twitter, vista com um bálsamo para os acionistas da rede.
As ações da Tesla caíram 1.3 por cento sexta-feira, com analistas a comentarem que a contratatação de um CEO para o Twitter deixaria Musk mais livre para se concentrar na sua marca de motores e veículos eletricos.
As ações da Comcast não sofreram quase alterações, apesar da saída de Linda Yaccarino significar um segundo rombo para a NBCUniversal, que viu demitir-se o seu CEO, Jeff Shell, o mês passado, por relação inapropriada com uma funcionária da companhia.
Mark Marshall, presidente da área publicitária da NBCU, assume interinamente as funções de Yaccarino.