ERSE adianta que Goldenergy já foi condenada por violações

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) garante que vai pedir à Deco os dados sobre as queixas de burla feitas por consumidores.

Miguel Soares /

Foto: Sandra Henriques/Antena1

Ouvido pela Antena 1, o diretor do departamento jurídico da ERSE diz não conhecer as reclamações que chegaram à associação de defesa do consumidor sobre a empresa de fornecimento de energia Goldenergy, mas vai pedir os dados para avaliar a situação.

Filipe Matias Santos revela que muitas das queixas que chegaram à ERSE deram origem a processos e que a Goldenergy é uma das visadas. O jurista explica que a empresa até já foi condenada por violar os direitos dos consumidores, embora não aponte a multa que foi aplicada.

A Antena 1 apurou que por exemplo a Galp já recebeu desde maio de 2013 várias denúncias relacionadas com práticas da Goldenergy e que as encaminhou para diversas entidades entre as quais a ERSE.

Estas reações surgem depois de a associação de defesa do consumidor ter revelado à rádio pública que recebeu no primeiro mês e meio deste ano mais de metade do total das queixas contra a Goldenergy registadas em todo o ano passado.

Em 2014 a Deco recebeu 564 pedidos de reclamações e de esclarecimento relacionados com episódios que ocorreram na relação dos consumidores com a empresa de fornecimento de energia. Entre 1 de janeiro de 2015 e 20 de fevereiro a associação recebeu 326 queixas.

(com Sandra Henriques)
PUB