Esmeralda Dourado vai liderar Privatização da EGF

A ministra das Finanças propõe a engenheira Esmeralda Dourado para presidir à Comissão de Acompanhamento da Privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF). O despacho, que ainda tem de ser aprovado pelo primeiro-ministro, e a que a Antena 1 teve acesso mostra que esta comissão especial é composta por mais duas pessoas.

Antena 1 /
A EGF, sub-holding do Grupo Águas de Portugal, é responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos, através de 11 empresas de norte a sul do país Foto: Nuno Patrício, Antena 1

Fernando Santana, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e Guilherme Waldemar d’Oliveira Martins, professor de Direito na Universidade de Lisboa, completam a equipa que deverá ser liderada por Esmeralda Dourado.

A administradora não executiva do grupo Soluções Automóveis Globais (SAG) e também presidente do grupo de reflexão Missão Crescimento foi abordada para ser administradora da Caixa Geral de Depósitos. Numa entrevista ao jornal Público no início de abril, Esmeralda Dourado disse acreditar que não se fecharam portas por ter assinado o manifesto dos 70 pela reestruturação da dívida.

Esta comissão especial vai apoiar tecnicamente o processo de reprivatização da empresa que gere 80 por cento dos resíduos urbanos e para a qual há sete candidatos. O ministro Moreira da Silva prevê fechar o processo de venda da EGF até julho, mas está a ter uma forte contestação autárquica.

PUB