"Finanças para Todos". Mulheres são quem mais procura aprender a gerir orçamentos

por Rita Fernandes - Antena 1

Foto: Nova SBE

Taxas de juro, inflação ou créditos ao banco são alguns dos temas do curso "Finanças para Todos" da Nova SBE, a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. É um programa gratuito para adultos, que não têm de ser alunos ou estar ligados à área das finanças, mas que querem saber como gerir melhor os orçamentos pessoais e familiares.

As mulheres são 65 por cento dos participantes, por várias razões, diz Miguel Ferreira, coordenador do programa e professor de Finanças na Nova SBE. As mulheres "têm mais noção da importância da literacia financeira e muitas vezes, no agregado familiar, podem ser as mulheres que têm a gestão do orçamento familiar".

O curso tem cada vez mais procura. "A inflação e a subida das taxas de juro têm colocado mais pressão no orçamento das famílias e isso fez as pessoas sentir necessidade de ter mais conhecimentos financeiros para poder gerir os orçamentos ou renegociar os créditos no banco", diz o professor.

A Antena 1 entra numa das aulas, no Campus de Carcavelos, com participantes dos 20 aos 60 anos e com diferentes experiências pessoais e profissionais.
pub