Galamba espera que greve caia. Sindicato do Pessoal de Voo leva proposta da TAP a votação

por RTP
Os trabalhadores vão decidir se avançam para a greve entre os dias 25 a 31 deste mês Clodagh Kilcoyne - Reuters

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil reúne-se esta quinta-feira, em assembleia-geral de emergência, para analisar e submeter a votação uma proposta apresentada pela TAP, na antecâmara da greve agendada para o período de 25 a 31 de janeiro. O Ministério das Infraestruturas manifesta-se convicto de que será possível evitar a paralisação.

A assembleia-geral desta quinta-feira tem como ponto único da ordem de trabalhos a “apresentação, discussão e votação da proposta apresentada pela TAP”, no quadro das negociações de um novo Acordo de Empresa, de acordo com a nota remetida na semana passada aos associados da estrutura sindical, citada pela agência Lusa.

Esta manhã, à entrada da reunião, o presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil disse ser “muito provável” que a greve continue em cima da mesa, mas considerou que “tem de haver bom senso de todas as partes” e, no final, os associados “serão soberanos a tomar a decisão”.
Questionado sobre se a reunião com o ministro das Infraestruturas mudou alguma coisa no processo negocial, Ricardo Penarroias respondeu que o governante “apenas reforçou a sua confiança no apoio à proposta apresentada pela TAP”.

Seria injusto da minha parte dizer que não houve avanços na negociação. Houve. Se serão suficientes ou não, caberá à Assembleia decidir”, declarou.

Segundo Penarroias, a decisão que será tomada hoje terá sido “influenciada, e muito, por tudo o que se passou em redor”, já que dos 14 pontos exigidos pelo sindicato, 11 foram alcançados, o que parece “uma negociação razoável”.

“No entanto, passa-se uma conjuntura grande. É preciso não esquecer que não é só o que se passou”, acrescentou o dirigente sindical.
Ministro convicto em "passo decisivo"
Já anteriormente o presidente do Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil, Ricardo Penarroias, tinha afirmado esperar que o novo ministro das Infraestruturas pudesse dialogar com os trabalhadores da TAP.O SNPVAC levou já a cabo uma greve de tripulantes da TAP nos dias 8 e 9 de dezembro, que obrigou a transportadora a cancelar 360 voos, com um impacto avaliado em oito milhões de euros.

Em nota entretanto remetida à RTP, o Ministério refere que João Galamba se reuniu "esta manhã com a direção do SNPVAC", que "submeterá esta quinta-feira a votação em assembleia-geral o acordo celebrado com a administração da TAP".

"O ministro das Infraestruturas saúda a direção do sindicato pelo espírito de compromisso que permitiu chegar a um documento importante para um futuro de sustentabilidade e crescimento da TAP", lê-se no texto.

"Perante a informação prestada pela direção do sindicato sobre o acordo alcançado, o ministro está convicto de que a Assembleia Geral do SNPVAC dará um passo decisivo para a melhoria da situação dos trabalhadores e da companhia aérea, permitindo evitar uma greve de sete dias que causaria um grave dano à empresa", conclui o gabinete de Galamba.

c/ Lusa
Tópicos
pub