Gás natural vai ficar mais barato a partir do próximo mês

Os preços do gás natural para consumidores domésticos vão descer 3,4 por cento a partir de 1 de Julho, mais do que tinha sido proposto pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A redução de tarifas terá maior incidência no Norte do país.

RTP /
As notas tarifas entram em vigor no mês de Julho, mantendo-se até ao mesmo mês do próximo ano RTP

A ERSE divulgou os preços para consumidores domésticos, apontando para uma descida superior à redução de 2,8 por cento para todos os que têm um consumo inferior a 10 mil metros cúbicos de gás natural por ano.

A proposta final agrava os preços praticados aos consumidores industriais. Quem registar um consumo anual superior a dois milhões de metros cúbicos irá pagar 0,6 por cento, uma décima superior ao que estava inicialmente previsto. Um consumo entre os 10 mil metros cúbicos e os dois milhões de metros cúbicos vai descer 3,6 por cento, em vez da queda de 5,2 por cento estimada.

A ERSE propõe ainda uma descida superior ao previsto nos preços praticados por diversas concessionárias regionais, com o objectivo de acelerar a uniformização de tarifas.

Os clientes da Dourogás são os mais beneficiados, uma vez que a quebra proposta é de 21 por cento. Os da Douriensegás beneficiam de uma redução de 13,4 por cento. Em Setúbal, Setgás, os preços não vão sofrer alterações.

Quem tem contratos com a Lisboagás irá registar uma descida de 2,8 por cento e os consumidores da região do Porto terão gás mais barato 3,4 por cento. A Lusitaniagás vai reduzir as tarifas em 2,4 por cento.

Os preços globais descem, em geral, 1,2 por cento. As novas tarifas deixaram de incluir as taxas dos contadores, entretanto proibidas.
PUB