O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira que no último Conselho de Ministros, antes da demissão do Governo, na quinta-feira, será aprovada uma resolução que impõe à Aeroportos de Portugal (ANA) obras imediatas no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa já indicou que vai formalizar a demissão do Governo na quinta-feira à noite, com efeitos a partir de dia 8. Apontou a dissolução do parlamento para 15 de janeiro.
"A resolução a aprovar em Conselho de Ministro [de quinta-feira] vai impor à ANA a execução imediata das obras em falta [no Aeroporto Humberto Delgado], de acordo com a avaliação que o regulador fez em matéria de obrigações conjuntas de desenvolvimento", declarou o líder do executivo no final da sua intervenção.
Também de acordo com o primeiro-ministro, essa resolução do executivo determina também que "deverão avançar as obras para a ampliação do terminal 1, entre outras obrigações que serão descriminadas".
"Relativamente à NAVE, promove-se a determinação para que se proceda ao ajustamento do sistema de navegação aérea, designadamente quanto ao sistema de sequenciação de voos, tendo em vista a possibilidade de otimizar a capacidade do aeroporto", adiantou.
c/ Lusa