Economia
IRS. "A cada aumento do rendimento bruto, aumenta rendimento líquido"
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais explicou esta sexta-feira, em entrevista ao Bom Dia Portugal, o que muda nas tabelas de retenção de IRS. O objetivo, argumentou Nuno Santos Félix, é assegurar que "a cada aumento do rendimento bruto" haja "sempre um aumento do rendimento líquido".
"O que estamos agora aqui a fazer é a garantir que, a cada aumento do rendimento bruto, existe sempre um aumento do rendimento líquido", assinalou Nuno Santos Félix.
"Do ponto de vista técnico, como é que isto é alcançado? Garantindo que, se eu tenho um rendimento que excede um determinado escalão, à taxa superior só vai ser retida a diferença", prosseguiu.
Quanto à esperada redução dos reembolsos em 2024, o secretário de Estado apontou que, "aquando da entrega das declarações de IRS, há um acerto entre o imposto que foi retido e o imposto que é devido".
"Quando temos uma devolução de IRS, significa que tivemos uma maior retenção na fonte. Retendo menos, o reembolso tenderá a ser menor", admitiu.
Questionado sobre se os agentes económicos estão preparados para estas alterações, Nuno Santos Félix respondeu que o "modelo foi anunciado no ano passado, aquando da preparação do Orçamento do Estado, mas com a sua entrada em vigor agora, a meio do ano, com o objetivo de dar um semestre aos agentes económicos para que eles pudessem adaptar-se a este novo modelo de retenção na fonte".