Luís Bento prevê subida do desemprego jovem devido a aumento da idade da reforma

por Sandra Henriques

Foto: Antena1

O economista Luís Bento alerta que o aumento da idade da reforma vai levar à continuação da subida da taxa de desemprego jovem.

Em declarações à Antena1, o professor universitário refere que “o problema que se coloca para sempre é a questão de saber se se prolonga a idade em que as pessoas têm condições para pedir a reforma, seja 67 ou 68 anos”.

“Isso vai levar a que as pessoas da cidade tenham que permanecer mais tempo nos seus postos de trabalho, portanto não os vão libertar, o que vai ter como consequência a continuação do aumento do desemprego jovem, que poderá chegar no final deste ano a cerca de 50 por cento da franja entre os 18 e os 24 anos, o que é uma taxa trágica. Portugal nunca teve um desemprego jovem desta dimensão”, frisa.

O Diário Económico avança esta manhã que o governo quer que a idade legal da reforma seja a que resultar da aplicação do fator de sustentabilidade, e não os atuais 65 anos. A medida constará do plano de reforma do Estado com o qual o executivo pretende cortar despesa entre 2014 e 2016.


pub