Ministério das Finanças em guerra contra devedores do BPN

O PSD afirma que o governo está numa “guerra aberta sem contemplações àqueles que devem dinheiro ao BPN”. Para além disso, o executivo quer contratar até julho uma empresa para gerir os 4,2 mil milhões de euros de créditos ao banco.

Sandra Henriques /

Foto: Lusa

Em declarações à Antena1, o deputado social-democrata Duarte Marques explica que um grupo de deputados do PSD decidiu pedir esclarecimentos ao Ministério das Finanças depois de algumas notícias sobre suspeitas de incumprimento dos devedores do BPN.

“A resposta [do Ministério das Finanças] para nós é muito importante, porque define que há uma estratégia do governo para recuperar as dívidas ao BPN. Por outro lado, o governo informa que tem um concurso público a decorrer para contratar uma empresa de gestão de recuperação de dívidas, ou seja, pode aumentar a eficácia da recuperação desses créditos”, refere.

Duarte Marques acrescenta que o executivo “anuncia que não vai deixar de enviar para contencioso todos aqueles que não puderam chegar a acordo e pagar a dívida ao BPN. O governo anuncia que há 17 mil créditos no BPN, dos quais 13 mil já estão em processo de contencioso. Ou seja, há aqui uma guerra aberta sem contemplações àqueles que devem dinheiro ao BPN, e no fundo devem dinheiro aos portugueses”, remata.


PUB