Moçambique com défice anual de mais de 500 ME para tratar de estradas

Moçambique enfrenta um défice anual de 37 mil milhões de meticais (507,4 milhões de euros) de financiamento para a construção e manutenção das estradas, de acordo com dados do Governo divulgados hoje.

Lusa /

"Das necessárias anuais de intervenção para assegurar uma rede de estradas em condições boas e seguras de transitabilidade, estima-se [um financiamento] de 53 mil milhões de meticais (726,7 milhões de euros). Porém, a média dos recursos alocados no setor de estradas tem sido de cerca de 16 mil milhões de meticais (82,2 milhões de euros)", disse o secretário de Estado dos Transportes.

Chinguane Mabote falava à margem reunião anual da avaliação do Programa Integrado do Setor de Estradas, em Maputo, e defendeu que, para o uso "racional" de recursos financeiros "limitados", é necessário priorizar o desenvolvimento do conhecimento e fortalecimento institucional da área dos transportes, "para assegurar um melhor equilíbrio entre o resultados dos projetos e o valor do dinheiro aplicado".

O secretário dos Transportes explicou ainda que os recursos disponibilizados anualmente cobrem apenas cerca de 30% das necessidades do setor.

Moçambique tem uma rede de estradas com 30.464 quilómetros, mas apenas 7.344 quilómetros (cerca de 25%) são asfaltadas.

Tópicos
PUB