Nicolau Santos defende que injeção de capital na banca confirma dificuldades de financiamento da economia

O comentador da Antena1 de assuntos económicos Nicolau Santos considera que a injeção de capital nos maiores bancos portugueses decidida no quarto exame da ‘troika’ a Portugal é um reconhecimento das dificuldades de financiamento da economia portuguesa.

Sandra Henriques /
Questionado pelo jornalista Nuno Rodrigues sobre a execução desta medida, Nicolau Santos afirma que o problema é fazer chegar rapidamente o dinheiro às empresas portuguesas que necessitam de ajuda. “Fala-se com qualquer pequeno e médio empresário e percebe-se que estão aflitos”, sublinha.

O diretor-adjunto do semanário Expresso acredita que o ministro das Finanças espera que a medida tenha efeito no segundo semestre deste ano.

Em relação às previsões macroeconómicas da ‘troika’, Nicolau Santos defende que há boas notícias nesta matéria. O ajustamento está a acontecer, sobretudo no desequilíbrio externo, e a economia está a ter uma evolução no sentido positivo. Porém, o comentador alerta que falta de investimento em novas áreas vai acabar por ter reflexos na economia portuguesa.

PUB