Quarto exame da ‘troika’ sem novas medidas de austeridade

A ‘troika’ deu nota positiva a Portugal neste quarto exame à evolução do programa de assistência financeira. O ministro das Finanças afirmou esta manhã que não estão previstas novas medidas de austeridade.

Vítor Rodrigues Oliveira /
Vítor Gaspar apontou ainda novas previsões para o crescimento, devendo este rondar os 0,2 por cento no próximo ano. A dívida pública portuguesa vai atingir os 118 por cento do Produto Interno Bruto em 2013.

Os maiores bancos portugueses vão ter uma injeção de capital. Só na Caixa Geral de Depósitos a injeção vai ser de mais de 1600 milhões de euros.

O setor empresarial do Estado vai ser alvo de uma estratégia para lidar com o passivo financeiro. O ministro Vítor Gaspar anunciou ainda que vai enviar para o Parlamento até ao final de julho o novo regime jurídico para o setor.

A redução da Taxa Social Única pode ser posta em prática para grupos específicos, mas apenas se a evolução orçamental for favorável.

Em relação às parcerias público-privadas, o governo está à espera do estudo encomendado a uma auditora independente para avançar com o processo de renegociação dos contratos.

(com Sandra Henriques)
PUB