Nicolau Santos vê pressão nas palavras de Passos sobre aumento de impostos

O comentador da Antena 1 de assuntos económicos Nicolau Santos considera que o primeiro-ministro está a pressionar o Tribunal Constitucional ao afirmar no Parlamento que poderá haver um aumento de impostos se as propostas de poupança do lado da despesa forem de novo chumbadas pelos juízes.

Sandra Henriques /

Foto: Leonhard Foeger/Reuters

“Este é o caminho da pressão sobre o Tribunal Constitucional relativamente a medidas que estão em cima da mesa”, afirma Nicolau Santos.

O diretor-adjunto do semanário Expresso acredita que nas medidas que o Governo anunciou há uma tentativa de alguma forma de “redistribuir a austeridade por mais grupos sociais, que era uma das críticas do Tribunal Constitucional, mas não há uma garantia de que o Tribunal Constitucional deixe passar todas as medidas”.

Ouvido também pelo jornalista da Antena 1 Miguel Soares sobre os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos ao desemprego, Nicolau Santos aponta que os números podem ser vistos de forma positiva, mas há uma outra leitura possível: “Olhando para o lado do emprego, o que vemos é que em matéria de criação de emprego, se a população desempregada cai em 20 mil, a população empregada é agora menor em 42 mil pessoas”.

“Na prática há cerca de 20 mil que ficaram numa situação bem mais complicada”, ou seja, há uma parte da fatia que estava desempregada que passou para a população inativa ou terá saído do país, o que é preocupante, segundo Nicolau Santos, tendo em conta que a criação de emprego é importante para o potencial de crescimento da economia.

PUB