Novo Banco apresenta lucros de 137,7 milhões no primeiro semestre

por RTP
Lusa

O Novo Banco somou lucros de 137,7 milhões de euros no primeiro semestre do ano, sublinhando, em comunicado enviado esta segunda-feira à CMVM, que se trata do "segundo trimestre consecutivo" de "resultado líquido positivo".

O lucro agora apresentado contrasta com o prejuízo de 555,3 milhões de euros apresentado no primeiro semestre de 2020 pelo banco administrado por António Ramalho.

“O Novo Banco apresenta pelo segundo trimestre consecutivo um resultado líquido positivo”, lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. A instituição bancária assinala que “este desempenho demonstra a capacidade do negócio em gerar capital”.Esta é a primeira vez que o Novo Banco apresenta lucros em dois trimestres consecutivos.


O Novo Banco foi criado a 3 de agosto de 2014, resultando do processo de resolução do Banco Espírito Santo.

Em 2017, o Estado fechou a venda de 75 por cento do banco ao fundo de investimento norte-americano Lone Star. Foi então criado um mecanismo de capitalização contingente: o Fundo de Resolução comprometeu-se a cobrir até 2026 perdas com ativos tóxicos até 3890 milhões de euros.

O Novo Banco já consumiu 3293 milhões de euros de dinheiro público ao abrigo do mecanismo de capitalização. Cento e doze milhões de euros estão pendentes de uma averiguação complementar pelo Fundo de Resolução.
Tópicos
pub