Passe Ferroviário representou mais de 13 ME de receita para CP no primeiro ano
O Passe Ferroviário Verde representou mais de 13 milhões de euros de receita para a CP no primeiro ano em vigor, 120.000 novos clientes de passe e cerca de 650.000 títulos vendidos, avançou hoje o Governo.
No dia em que se assinala um ano da entrada em vigor do Passe Ferroviário Verde, no valor de 20 euros mensais, o Ministério das Infraestruturas considerou, em comunicado, que estes números comprovam que a criação de um "produto flexível, acessível e acima de tudo digital" é uma "receita de sucesso".
Segundo a CP - Comboios de Portugal, também em comunicado, em setembro foram comercializadas mais de 67 mil assinaturas, valor mensal `recorde`, e, num ano foram efetuadas quase 2,2 milhões de reservas nos comboios Intercidades, com cerca de 28% dos passes a serem adquiridos por novos clientes.
Adicionalmente, apontou a transportadora ferroviária, os dados revelam que cerca de metade dos passageiros que viajam com Passe Ferroviário Verde utilizaram mais do que um serviço.
"Estamos a alcançar com sucesso o objetivo de trazer mais pessoas para os transportes públicos no desígnio de assim também atingirmos as metas da descarbonização", realçou o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
Quando a medida foi anunciada, o Governo avançou que a CP iria ser compensada em 18,9 milhões de euros anuais, via contrato de serviço público com o Estado, pela perda de receita com a entrada em vigor do Passe Ferroviário Verde.
A Comissão de Trabalhadores da CP considerou, em 08 de outubro de 2024, que a compensação prevista pelo Governo para a empresa é insuficiente, uma afirmação que levou a "surpresa e repúdio" por parte do presidente da CP, Pedro Moreira, afirmando que esse valor foi calculado com rigor pela empresa.
Já este ano, em 14 de abril, num almoço-debate promovido pelo International Club of Portugal, em Lisboa, o ministro das Infraestruturas disse que, a manter-se a tendência de aumento de receitas dos primeiros dois meses do ano, a CP não vai precisar de qualquer compensação pelo passe.
O Passe Ferroviário Verde veio substituir o ferroviário nacional e permite viagens em comboios regionais, interregionais (2.ª classe), urbanos de Lisboa e Porto (fora das áreas cobertas pelos passes intermodais metropolitanos), urbanos de Coimbra e intercidades (2.ª classe, com reserva de lugar obrigatória e antecipada).