Penhor financeiro do Santander Totta reduzido a 1,23% do capital da Galp Energia
O Santander Totta reduziu a participação na Galp Energia afeta ao contrato de penhor financeiro com a Amorim Energia para 1,23%, na sequência de alteração do contrato entre o banco e a principal acionista da petrolífera.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia comunicou que a Amorim Energia negociou com o Santander Totta uma alteração ao contrato celebrado em 19 de fevereiro passado, da qual resultou a redução do montante de ações da Galp Energia afetas ao penhor financeiro, então constituído a favor do banco.
Nos termos do referido aditamento, formalizado em 21 de dezembro de 2016, o penhor financeiro atualmente existente tem por objeto 10.233.712 ações da Galp Energia, que representam 1,23% do capital social e dos direitos de voto da Galp Energia.
"Este penhor financeiro mantém inalteradas as características contratuais previamente comunicadas ao mercado em 25 de fevereiro de 2016, designadamente não conferindo ao Santander Totta quaisquer direitos sociais inerentes às ações empenhadas, nomeadamente o direito de voto, os quais continuarão a ser exercidos, em permanência, pela Amorim Energia", acrescenta a empresa ao mercado.
Com esta alteração, verificou-se a desoneração de 8.897.410 ações, representativas de 1,07% do capital social e dos direitos de voto da Galp Energia SGPS, S.A., anteriormente afetas ao referido penhor financeiro.