Porto recebe em abril Semana da Reabilitação Urbana

Porto, 22 mar (Lusa) -- A cidade do Porto, considerada "líder na reabilitação urbana nacional", foi a escolhida para acolher em abril a "Semana da Reabilitação" que pretende celebrar o impacto da regeneração das cidades com conferências, seminários, workshops e exposições.

Lusa /

A iniciativa conjunta da Vida Imobiliária e da Promevi, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo -- Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), foi apresentada hoje e decorre entre 03 e 10 de abril.

A organização destaca o Porto como "líder na reabilitação urbana a nível nacional e com uma estratégia de longo-prazo já com resultados visíveis", escreve-se num comunicado enviado à Lusa.

"As áreas e edifícios recuperados serão palcos privilegiados para esta celebração, que pretende atrair profissionais da área imobiliária e o público em geral", acrescenta-se.

Da agenda de debates para a "definição de estratégias e novos caminhos" faz parte a conferência da Porto Vivo sobre "Reabilitação Urbana e Espaço Público", marcada para o Teatro Rivoli, entre as 09:00 e as 18:30 de dia 03.

A intenção da organização é convidar "residentes e turistas", com interesses profissionais ou não, para "conhecer a reabilitação urbana, conhecer métodos e materiais para reabilitação, tirar dúvidas sobre os processos, visitar edifícios reabilitados ou em reabilitação, ver exposições de fotografia ou participar em workshops", explica-se num comunicado de imprensa.

Dia 04, no Teatro Rivoli, a Aprenor -- Associação dos Proprietários do Norte promove uma discussão sobre "O novo regime de atualização de rendas", entre as 09:30 e as 12:30.

Durante a tarde de dia 08, debate-se no Auditório Ordem dos Engenheiros "O Porto Imobiliário -- Reabilitar para vender ou arrendar?" e no dia seguinte, às 15:00 a Misericórdia do Porto organiza a conferência "O Impacto Social da Reabilitação Urbana"

O Seminário Nacional da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) de 2013, agendado para dia 05, decorre também no âmbito do evento.

Quanto às realizações com cariz menos técnico, dedicadas "ao público em geral", a organização destaca o Espaço da Reabilitação Urbana que vai estar na Praça D. João I entre os dias 03 e 06 para mostrar projetos, produtos, materiais, equipamentos e ideias sobre a reabilitação.

O workshop "Arqui Brinca" destina-se aos mais novos e pretende, no dia 06, desafiar os participantes a reproduzir, com base num sistema modular, alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Porto.

No mesmo dia realizam-se os "Passeios da Reabilitação Urbana" organizados pela Porto Vivo.

Para a "comunidade estudantil e todos os curiosos", a Faculdade de Engenharia e o Instituto Politécnico do Porto, em conjunto com a Ordem dos Engenheiros, associam-se para "aulas" abertas sobre engenharia e arquitetura.

Durante o evento realiza-se, dia 03, a Gala de Entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, "cujos vencedores da 1ª edição serão anunciados no Edifício da Alfândega".

Tópicos
PUB