Presidente catalão destaca papel global da China e aposta em mais investimento bilateral

O presidente do governo catalão, Salvador Illa, iniciou hoje uma visita oficial à China, onde defendeu o reforço da cooperação económica, política e cultural, destacando o papel de Pequim no mundo e os laços crescentes com a Catalunha.

Lusa /
Josep Lago - AFP

Durante a reunião, em Pequim, Illa recordou o encontro, em novembro passado, com o presidente da Assembleia Popular da China, Zhao Leji, aquando da visita deste a Espanha, marcada pela inauguração da fábrica de veículos da espanhola Ebro e da chinesa Chery na antiga fábrica da Nissan na Zona Franca de Barcelona.

O dirigente catalão manifestou o desejo de aprofundar este tipo de parcerias no âmbito da deslocação que realiza até 01 de agosto, acompanhado dos conselheiros para a União Europeia e Ação Externa e da pasta da Empresa, Jaume Duch e Miquel Samper, respetivamente, além de uma delegação empresarial.

Illa sublinhou ainda o papel do Governo espanhol e o quadro das relações entre a União Europeia e a China como pilares para o reforço dos laços políticos, económicos e culturais com o país asiático.

Wu Weihua elogiou a receção dada por Illa a Zhao Leji durante a visita a Espanha, afirmando que a simpatia dos catalães deixou uma "impressão profunda" no dirigente chinês, ausente do encontro por se encontrar em viagem oficial.

A agenda da visita inclui passagens por Pequim e pelas cidades orientais de Hefei, Wuhu e Xangai, com foco no fortalecimento das relações bilaterais.

A China é atualmente o principal destino das exportações catalãs na Ásia e figura entre os maiores investidores estrangeiros na Catalunha nos últimos anos. Segundo dados do governo regional, mais de 280 empresas catalãs têm presença no mercado chinês e mais de 200 companhias chinesas operam na Catalunha.

 

Tópicos
PUB