Regiões de Portugal diversificam oferta para acompanhar crescimento do turismo

por Christopher Marques, RTP
Pedro A. Pina, RTP

Uma verdadeira montra viva. Municípios, empresas e entidades de turismo apresentam as suas principais propostas turísticas em Lisboa. Paisagens, praia, história e muita gastronomia predominam nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações. É neste espaço que decorre a BTL – Feira Internacional de Turismo.

Destinos a perder de vista, paisagens de deslumbrar e todo um Portugal por descobrir. A FIL acolhe até este domingo uma nova edição da Feira de Turismo de Lisboa, com as entidades regionais e municipais a apostarem forte na divulgação do turismo nacional.

Do ponto de vista internacional, as companhias aéreas apresentam os seus principais destinos numa feira ainda marcada pela forte presença de países africanos e da América Latina.

Ao todos são três pavilhões ocupados por excelentes propostas para umas longas férias ou uma mera escapadinha. O primeiro pavilhão da exposição fica ocupado pelas propostas das regiões de Turismo do nosso país.
Alentejo e Ribatejo
É o convidado especial da edição deste ano da Feira de Turismo. O Alentejo apresenta-se como um território diverso, entre a fronteira espanhola e a costa atlântica. Num vasto território, também a gastronomia ganha destaque, com especialidades como o Pão de Rala.
(Reportagem de Filipa Costa, RTP)

A região alentejana quer agora certificar o destino, numa forte aposta na qualidade.

“Queremos criar rotas, qualificar os museus, os espaços históricos e os monumentos. Queremos ter uma região onde a certificação e a qualificação sejam decisivas", explica o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo. Uma certificação que, defende, se torna fundamental numa altura em que o turista tende a ser cada vez mais exigente.

Na FIL, o Alentejo partilha espaço com a região ribatejana. Um território onde ganham destaque a doçaria local e o azeite enquanto produto de referência.
(Reportagem de Filipa Costa, RTP)

As broas de Arrifana e o pão-de-ló de Rio Maior são algumas das iguarias ribatejanas apresentadas no salão.
Açores
A Região Autónoma dos Açores aproveita a feira para lançar a nova marca “Açores”. Uma insígnia que que promover o arquipélago como destino turístico por excelência.

“É uma marca territorial que tem uma matriz abrangente que envolve todos os nossos fatores diferenciadores, desde a parte do património natural, edificado e a nossa componente social”. explicou o secretário regional do Turismo e Transportes à RTP.
(Reportagem de Filipa Costa, RTP)

“Reflete aquilo que nós somos”, resume Vítor Fraga.
 
No stand dos Açores ganham destaque os produtos regionais, alguns deles menos conhecidos como o licor de arroz doce com canela. Centro
O Turismo do Centro ocupa um lugar de destaque na Feira de Turismo. À entrada do primeiro pavilhão, uma extensa área apresenta as potencialidades turísticas do centro do país sob o lema “um país dentro do país”.

Uma extensa área que atravessa o país de Torres Vedras à Guarda, embarcando locais turísticos como a Serra da Estrela, Coimbra, Fátima e a região do Dão.

O centro aposta em ofertas de alojamento variadas, tentando aproveitar as potencialidades da região e das suas paisagens naturais. Em Penacova, um projeto está a reconverter antigos moinhos de vento em habitações de turismo rural.
(Reportagens de Filipa Costa e Carolina Ferreira, RTP)

“O turismo é a indústria do futuro e tendo em conta a limitação dos nossos recursos, temos de aproveitar o que temos de melhor”, defende o Presidente do município, em entrevista à RTP.

“O que temos de melhor é exatamente estas paisagens, este património que nos foi deixado pelos nossos antepassados e que agora não é rentável para a sua utilização inicial mas que pode ter outra utilização”, continuou Humberto Oliveira, ao explicar o projeto de reconversão dos antigos moinhos.

A região aposta ainda em feiras medievais onde a história e o turismo partilham um caminho comum. Músicas, roupas e costumes de outros tempos que invadem locais como Penedono e que também marcam presença na FIL.
Algarve
Visto como um destino preferencial de sol e mar, o Algarve tenta diversificar a sua aposta e consolidar-se como um destino para todas as estações do ano.

“Temos feito foco num outro Algarve. Um Algarve das tradições, do interior algarvio”, explica o vice-presidente da Região de Turismo realçando, nomeadamente, o esplendor natural que as amendoeiras em flor proporcionam nesta altura do ano.
(Reportagem de Filipa Costa, RTP)

A diversificação turística passa também pela afirmação da gastronomia da região que se torna, cada vez mais, um dos cartões-de-visita do sul do país.

“O Algarve pertence à dieta mediterrânica. Temos um nível de alimentação baseado em peixe, legumes, citrinos, azeitona e azeite”, refere o chefe José Niza, que realça o caráter saudável deste tipo de alimentação.

“As pessoas cada vez mais procuram o Algarve não só pela qualidade do sol e estadia, mas também pela gastronomia”, conclui Niza.
Lisboa
A capital foi recentemente eleita como segundo melhor destino europeu. Na Bolsa de Turismo é toda a região que se promove. Uma região que registou mais de 11 milhões de dormidas em 2014, tendo crescido 15 por cento em relação ao ano anterior.
(Reportagem de Filipa Costa, RTP)

“Queremos afirmar o turismo e a região de Lisboa”, realça Clara Pereira, responsável da Entidade Regional de Turismo. A entidade tenta promover a capital enquanto destino turístico para curtas estadias, negócios, mas também aproveitando o impulso que os cruzeiros têm trazido.

Para os próximos quatro anos, o Turismo aposta na apresentação de outros quatro grandes núcleos turísticos, numa extensa região que abarca destinos como Sintra, Cascais e os concelhos da margem sul do Tejo.

“Temos muita música, muita partilha e muitas degustações, especialmente a nível da enologia. O vinho e o moscatel de Setúbal”, produtos que também podem ser degustados durante este fim-de-semana na FIL.
Porto e Norte
Vinhos, enchidos e o próximo mundial de futebol de praia estão em destaque no espaço reservado para a região norte. Um espaço onde não faltam mascotes como o galo de Barcelos e um espaço reservado ao Futebol Clube do Porto.



Em 2014, a região norte registou mais de cinco milhões de dormidas, tendo crescido 11 por cento em relação ao ano anterior. Números para os quais não terá sido indiferente a nomeação como destino europeu do ano.
Madeira

Animação para todo o ano. É assim que o arquipélago madeirense se apresenta no Parque das Nações. Com um verdadeiro calendário de festividades, onde ganham destaque o Carnaval, a Festa da Flor, o Festival de Colombo e as festas de fim-de-ano.



“Todos estes eventos foram criados ao longo do ano para esbater a sazonalidade”, explica Carmo Fontes, diretora regional de Turismo.

“Para além da nossa paisagem, do nosso clima ameno, os nossos motivos fortes são de facto as flores e os eventos de animação turística”, continua a promotora. No primeiro pavilhão da FIL, a Madeira apresenta-se com verdadeiros “quadros vivos” alusivos aos diferentes eventos de animação turística do arquipélago.

Destinos a perder de vista, paisagens de deslumbrar e todo um Portugal por descobrir. A FIL acolhe uma nova edição da Feira de Turismo de Lisboa, com as regiões de turismo e os municípios a apostarem forte na divulgação do turismo nacional. Do ponto de vista internacional, as companhias aéreas apresentam os seus principais destinos numa feira ainda marcada pela forte presença de países africanos e da América Latina.

O online da RTP apresenta-lhe alguns dos principais espaços da edição 2015 da BTL.

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